UTILIZAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM NO SISTEMA DE DRENAGEM DA BARRAGEM DE DEJEITOS 5/BD-5 NA FOSFERTIL FERTILIZANTES FOSFATADOS S/A TAPIRA MG



Autor:
 Departamento Técnico – Atividade Bidim

Revisado JANEIRO 2011- Departamento Técnico Mexichem Bidim Ltda.

INTRODUÇÃO

Sendo a maior produtora de concentrado fostático da América Latina, a Fertilizantes S/A FOSFÉRTIL, empresa pertencente ao grupo FERTIFOS, possuindo um quadro de 475 funcionários neste complexo, detém o direito de exploração de uma jazida de fostato no município de Tapira/MG.

Esta jazida vem sendo operada desde 1978, apresentando atualmente, uma movimentação anual, em torno da ordem de 20 milhões de toneladas entre minério e estéril. Levando em consideração que apenas 8% desta movimentação de material corresponderá a um produto específico e desejado pela empresa, o que resultará aproximadamente 1.500.000 toneladas/ano.

Este produto é transportado, via mineroduto, para o Complexo Industrial da FOSFÉRTIL localizado na cidade mineira de Uberada, a 0 Km de distância da Mina. É neste Complexo Industrial que o produto é transformado em Fertilizantes.

No Complexo de Mineração de Tapira (CMT) é efetuada apenas a concentração da rocha fostática, elevando seu teor em P2O5 de 8% para 35,5% especificação esta, necessária para sua utilização na planta química de fertilizantes.

Devido ao baixo teor de P2O5 da rocha fosfática, o processo de concentração gera grandes volumes de rejeitos, os quais são lança em barragens, cujos maciços são alterados com o próprio rejeito. Para tanto foram construídas duas grandes barragens, denominadas BL-1 “Barragem de Lama 1” e BR “Barragem de Rejeitos”.

O presente trabalho visa relatar a obra de drenagem da “Barragem de Dejetos 5” BD-5, com utilização do geotêxtil Bidim (nãotecido agulhado, 100% poliéster).

DADOS DA OBRA

Contratante

Fertilizantes Fosfata S/A FOSFÉRTIL

Rodovia MG-341, Km 25

CEP: 38.180-000 Tapira / Minas Gerais.

Projetista

Geoconsult Engenharia e Comercio Ltda.

 Padre Vicente Heckel, 168 Pq. Jabaquara 

04.357 050   Paulo / Paulo

Execução

Tracomal Terraplenagem Const. Machado Ltda. 

M, 209 Jardim Limoeiro

 29.164 280 Serra / Espírito Santo

Período da obra

Início: maio/98

Término: junho/98

Consumo de geotêxtil

7.740 m² de geotêxtil Bidim RT-26.

CONSIDERAÇÕES DE PROJETO

Face ao considerável volume de material estéril (rejeito), aproximadamente 18.500.000 toneladas/ano. A FOSFÉRTIL lança todo este material em duas grandes barragens, utilizando-se deste próprio material para altear os maciços delas.

Estas duas grandes barragens são denominadas de:

  • BL-1 “Barragem de Lama 1”;
  • BR “Barragem de Rejeito”, cujos das principais apresentamos abaixo:
VolumesBarragens
BL-1BR
Volume Maciço Argila (M³x10³)180200
Volume Maciço Rejeito (M³x10³)4000
Volume Maciço Magnetita (M³x10³)4500
Volume de drenos (M³x10³)1010
Altura final maciço (m)7581
Comprimento da Crista (m)13001300
Cota final maciço12101220
Capacidade armazenamento (M³x10³)190130

Visando condicionar os dejetos oriun da usina de concentração, bombeada para as duas grandes barragens, foram construídas pequenas barragens de argila a jusante do Complexo da Mineração de Tapira CMT, denominadas “Barragens de Dejetos”, as quais vão sendo paulatinamente alteadas na medido que seus reservatórios vão sendo preenchi. Seguindo este processo, a “Barragem de Dejetos 5” BD 5 está sendo alteada, elevando-se pela terceira vez o maciço de argila.

Para executar os estu e apresentar soluções, a FOSFÉRTIL contratou a empresa de projetos GEOCONSULT especializada em projetos de barragens. Após minuciosos estu, levantamentos topográficos, análises geotécnicas e de estabilidade, foi elaborado e apresentado um projeto que consistia pela elevação de 6 m de topo do maciço, cujos principais da são apresenta a seguir:

BD-5 Alteamento atual

  • Volume argila: 150.000 m³
  • Volume de magnetita (filtros): 5.700 m³
  • Volume areia (filtros): 2.750 m³
  • Geotêxtil Bidim RT-26: 7.740 m²
  • Altura do Maciço: 30 m
  • Comprimento crista maciço: 400 m

Para se obter uma boa estabilidade e melhor fluxo da água percolada no maciço, foram projetar e construí alguns drenos, envolvi com o geotêxtil Bidim.

O principal motivo que levou a optar pela utilização do geotêxtil Bidim RT-21 foi o fato dele apresentar excelentes características técnicas.

Optar por alternativas implicaria numa elevada movimentação e transposição de pedriscos e magnetita, aumentando consideravelmente os custos da obra, dificultando a execução drenos, aumentando o cronograma de execução da obra.

DESCRIÇÃO DA OBRA

Conforme citado anteriormente, para se obter uma melhor fluência da água que normalmente percola no maciço e uma boa estabilidade da barragem foi executado o seguinte sistema de drenagem:

  • Dreno de fundo, constituído por brita 2 envolvi no geotêxtil Bidim RT-26, capea por magnetita.
  • Três drenos verticais de areia, tendo na sua base drenos de brita 2, também envolvi em manta geotêxtil Bidim RT-26, os quais deságuam nos drenos de pé de taludes do maciço anterior, e estes no dreno fundo.

Inicialmente foi executada escavação da vala do dreno de fundação, com auxílio de retroescavadeira e caminhões e executado um dreno no pé do talude, aterrando e compactando-o.

Após a compactação, foi escavada uma vala para executar o dreno longitudinal, sendo base para os drenos verticais. A compactação foi feita com o auxílio de rolos compactadores de grande porte.

Os drenos longitudinais foram executar com o auxílio de uma retroescavadeira e toda movimentação de solo foi auxiliada por carregadeiras e caminhões.

4 CONCLUSÕES

A obra foi executada dentro parâmetros técnicos obtendo um resultado altamente satisfatório atendendo os objetivos do cliente.

Concluímos que a utilização do geotêxtil Bidim provou, mais uma vez, ser uma solução econômica, eficaz, segura, de fácil aplicação para a obra de drenagem de barragens.

AGRADECIMENTOS

Os autores deste trabalho agradecem toda equipe da FOSFERTIL em especial o Eng. Artur Zeferino de Freitas e a to os operários e funcionários, que não mediram esforços e empenho para a realização desta obra.

BIBLIOGRAFIA

  • “Informações Barragens FOSFERTIL” dadas pelo Eng. Artur Zeferino de Freitas.
  • “Cases de obras, Bidim Informa, Folders e Relatórios Internos” Atividade Bidim.

DOCUMENTAÇÃO FOTOGRÁFICA

Vista da limpeza para execução do dreno de fundação.
Vista da carregadeira descarregando o
agregado sobre o geotêxtil Bidim.
Vista do espalhamento manual do agregado sobre a manta geotêxtil Bidim.
Vista do agregado sendo envelopado.
Vista da execução do dreno longitudinal.
Estes drenos receberão águas drenos verticais.
Vista da saída do sistema drenante.
Vista da “Barragem de Rejeitos” BR, possui drenos executa com geotêxtil Bidim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.