Autor: Departamento Técnico – Atividade Bidim
Revisado JANEIRO 2011- Departamento Técnico Mexichem Bidim Ltda.
RESUMO
O presente histórico de obra apresenta informações sobre a utilização do geotêxtil Bidim (nãotecido agulhado, 100% poliéster, filamentos contínuos) na restauração do pavimento da ponte sobre o Rio Camurujipe, denominada Rodoviária V, parte integrante da obra Ligação Iguatemi-Paralela (LIP).
A interposição do geotêxtil Bidim entre um revestimento, rígido, fissurado, de concreto de cimento Portland CCP, e o novo revestimento, flexível, de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), retarda a reflexão das trincas e impermeabiliza o pavimento, aumentando a durabilidade do novo revestimento executado.
DADOS DA OBRA
Nome
Ligação Iguatemi-Paralela LIP
Localização
A Ligação Iguatemi-Paralela, que integra os serviços de restauração do pavimento da ponte sobre o rio Camurujipe, se constitui na maior obra viária realizada nos últimos 20 anos pela Prefeitura Municipal de Salvador (Figura 1).

Descrição
A obra, inaugurada no dia 16 de janeiro de 1996, faz parte de um conjunto de intervenções planejadas até meados deste ano, projetadas para os próximos seis anos, que beneficiarão uma área que vai do bairro de Itaigara até a Avenida Paralela.
De acordo com os cálculos técnicos da prefeitura, circulavam pela Avenida Tancredo Neves, única via de ligação entre o Iguatemi e a Avenida Paralela antes da construção da LTP, 60 mil veículos. Com a LIP, esse número cairá para 35 mil veículos por dia.
Pela pista de ligação, circulação entre 30 mil e 35 mil veículos, outras 25 mil pela passagem de nível construída próximo ao Hospital Sarah Kubitschek e outros 25 mil pela Avenida Paralela. No sentido Paralela-Iguatemi circulam outros 55 mil veículos diariamente.
Finalidade
Com extensão de 1,2 km, a Ligação Iguatemi-Paralela tem finalidade de solucionar uns maiores problemas de engenharia de tráfego da capital em área por onde circulam aproximadamente 160 mil veículos por dia, ou o equivalente à metade da frota de veículos de Salvador.
Projetista
A solução não foi especificada em projeto e sua adoção deveu-se à decisão da gerência de engenharia da empreiteira em conjunto com a fiscalização da contratante.
Empreiteira
Construtora Norberto Odebrecht S/A
Subempreiteira
Impacto Construtora Ltda.
Contratante
Prefeitura Municipal de Salvador
SEMIN Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana
SURCAP Superintendência de Urbanização da Capital
Dimensões
Vão da ponte 96 m
Largura da ponte (quatro faixas) -14 m
Espessura de regularização 0,01 m
Espessura total do novo revestimento 0,05 m
Consumo de geotêxtil
Área de geotêxtil Bidim RT-10 – 1.425 m²
Investimento total da obra
As alterações do projeto de engenharia reduziram o valor do orçamento de R$ 11 milhões, de acordo com o projeto original, para R$ 3,8 milhões.
O custo da interposição do geotêxtil Bidim na restauração do pavimento da ponte sobre o rio Camurujipe representa uma parcela desprezível comparado ao investimento total da obra.
Apesar da redução do custo para R$ 3,8 milhões, a obra conta com um viaduto de nível e uma passagem com sinaleira no cruzamento com a rua Marcos Freire (ex-mão-inglesa). No projeto atual, está prevista a construção de um outro viaduto nesse local, o que elevará o custo da obra para R$ 6,0 milhões, ou quase a metade do custo do projeto original.



Geotêxtil Bidim
Figura 5 – Seção transversal do novo pavimento.
APLICAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM
A gerência de engenharia da empreiteira e a fiscalização da contratante optaram pela interposição do geotêxtil Bidim na restauração do pavimento da ponte sobre o rio Camurujipe com o objetivo de aumentar a durabilidade do novo revestimento formado, uma vez que o revestimento antigo apresentava elevado grau de fissuração (relação entre os comprimentos de fissuras e de revestimento) e provocaria, certamente, a rápida reflexão das trincas para o novo revestimento, exigindo uma nova intervenção em espaço de tempo relativamente curto.
As bem sucedidas obras que a empreiteira realizou com a interposição do geotêxtil Bidim na restauração de pavimentos no Autódromo Nelson Piquet (Jacarepaguá) e Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro contribuíram, também, para com a adoção desta solução.
O utilizado trata-se de um Bidim RT-10. É importante observar que os eleva pontos de amolecimento (240 ºC) do geotêxtil foram determinantes para a sua escolha. Os demais geotêxtis produzi no Brasil são fábrica com matérias-primas de pontos de amolecimento e fusão inferiores à temperatura de aplicação do CBUQ (170 ºC).
MECANISMO DE AÇÃO
Nos revestimentos asfálticos de estradas, devido, principalmente, ao tráfego pesado, às variações térmicas e às condições pluviométricas, começam a surgir trincas. Para a restauração do revestimento, faz-se uso do recapeamento asfáltico, solução de excelente relação custo/desempenho.
A concentração de tensões nas extremidades das trincas do revestimento antigo provoca a rápida reflexão delas para o novo revestimento, exigindo uma nova intervenção em espaço de tempo relativamente curto. A interposição do geotêxtil Bidim, entres revestimentos antigo, fissurado, e o novo, aumenta a durabilidade do novo revestimento formado, devido a dissipação de tensões das extremidades das trincas e impermeabilização, detalha a seguir.
Dissipação de tensões das extremidades das trincas
O geotêxtil Bidim, impregnado com material asfáltico, atua como uma camada visco elástica de descontinuidade, que absorve e dissipa as tensões provocadas pelo desenvolvimento das trincas de fadiga existentes no revestimento antigo, retardando o mecanismo de reflexão de trincas. Estu demonstram que as trincas de reflexão sofrem um redirecionamento ao atingirem o geotêxtil Bidim.
Impermeabilização
O geotêxtil Bidim, impregnado com material asfáltico, funciona como uma membrana impermeável, impedindo a infiltração das águas pluviais na estrutura do pavimento e no subleito e, consequentemente, impedindo a perda de resistência ao cisalhamento dessas camadas e evitando o bombeamento de partículas finas do solo, agentes causadores de deformações permanentes na estrada. A impermeabilização com a membrana formada se constituirá em uma proteção adicional à armadura contra a corrosão decorrentes da infiltração pelas fissuras ou vazios existentes na estrutura de concreto.
ETAPAS DE RESTAURAÇÃO DO PAVIMENTO
A execução da restauração do pavimento se deu pelas seguintes etapas:
- Limpeza do pavimento com varrição manual;
- Aspersão de emulsão asfáltica RR-2C;
- Lançamento de uma camada de 0,01 m de CBUQ, faixa C do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER);
- Compactação da camada;
- Aspersão de emulsão asfáltica RR-2C;
- Instalação do geotêxtil Bidim RT-10 e, em seguida, correção de rugas;
- Rolagem com rolo de pneus;
- Aspersão de emulsão asfáltica RR-2C;
- Rolagem com rolo de pneus;
- Lançamento da camada final de 0,04 m de CBUQ, faixa C do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER); – Compactação da camada; – Sinalização horizontal.
Foi constatado que houve uma melhor impregnação de emulsão asfáltica no geotêxtil Bidim RT-10 no trecho onde ocorreu, além da rolagem com rolo de pneus, tráfego de veículos sobre ele, contrapondo-se com os locais onde houve, apenas, rolagem com rolo de pneus.
Tal fato motivou a liberação, durante uma noite, de uma das faixas, onde havia sido executada, apenas, a aplicação do geotêxtil Bidim RT-10 com emulsão asfáltica. Embora tal procedimento tenha obtido êxito, o tráfego direto sobre o geotêxtil Bidim deve, em geral, ser evitado, pois pode provocar danos ao mesmo.
A partir de um acordo entre a contratante, e executante ficou decidido manter um pequeno trecho testemunha, sem aplicação do geotêxtil Bidim RT-10, para futuras observações e comparações.
6 VANTAGENS NA UTILIZAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM
Os serviços de restauração de pavimento com a inserção do geotêxtil Bidim acarreta um aumento na durabilidade de novo revestimento. Tal fato deve-se à formação de uma membrana impermeável que impede a livre circulação de água através do revestimento e ao longo de todo o pavimento. O geotêxtil Bidim também funciona como uma camada de desvio de tensões, retardando o aparecimento de trincas de reflexão no novo revestimento.
Esses dois fatores associam, além de aumentar a durabilidade do novo revestimento, reduzem os custos de manutenção. Como consequência direta, há menores interrupções de tráfego, gerando menos transtornos aos usuários. A associação de to esses fatores resultam em uma excelente relação custo/benefício na restauração de pavimentos.
AGRADECIMENTOS
Agradecemos aos senhores James Lingerfelt, Jorge Carneiro e Oswaldo Berton, da Construtora Norberto
Odebrech SA, Arivaldo Nunes, da Impacto Construtora Ltda, e Luiz Antonio Batista, Fernando Morgade Cortizo Varela e Caetano Barbosa Júnior, da Superintendência de Urbanização da Capital, pela colaboração prestada para a edição do presente histórico de obra.
FONTES BIBLIOGRÁFICAS
- Maroni, L.G. e Montez, F.T. “O geotêxtil nãotecido como elemento retardador da propragação de trincas em recapeamentos asfálticos: evolução tecnológica sul-america”, 29ª Reunião Anual de Pavimentação, Cuiabá, Mato Grosso, 1995.
- Montestruque, G.E. e Rodrigues, R.M. “Fadiga de revestimentos asfálticos com camadas intermediárias de geotêxtil”, 29ª Reunião Anual de Pavimentação, Cuiabá, Mato Grosso, 1995.
- Mini-catálogo “Bidim. O segrego da durabilidade em recapeamento”.
DOCUMENTAÇÃO FOTOGRÁFICA






eventuais rugas no mesmo.





Bidim, com facilidade, para contorno do sistema drenante.
