UTILIZAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM EM LEITO DE SECAGEM DA POLTEX S/A SERRA ES



Autor:
 Departamento Técnico – Atividade Bidim

Revisado JANEIRO 2011- Departamento Técnico Mexichem Bidim Ltda.

RESUMO

A Poltex S/A localizada no município da Serra, é uma empresa fabricante de teci de malhas. Sua linha de produção envolve tecelagem, tinturaria e estamparia, e existe no mercado capixaba a 3 anos.

Este trabalho relata a aplicação do geotêxtil Bidim (nãotecido agulhado, 100% poliéster, filamentos contínuos) no leito de secagem como elemento de separação e filtração.

DADOS DA OBRA

Localização

Poltex Polido Têxtil S/A 

Carlos Polido, 01

Chácara Parreiral Serra Espírito Santo

Finalidade

A obra tem por finalidade a construção de leitos de secagem para separação do lodo do material líquido lança pela fábrica.

Contratante

Poltex Polido Têxtil S.A.

Projetista

Progeo Consultoria de Solos e Fundações Ltda.

Obra executada em janeiro/96

Consumo de geotêxtil

Na obra foi projetado um consumo de 645 m² de manta geotêxtil Bidim XT4 x 2,15m.

DESCRIÇÃO DA OBRA

O projeto nasceu da necessidade de se fazer um tratamento para os resíduos que são emiti pela tinturaria da indústria. Estes resíduos vão para um tanque de decantação, onde se separa o lodo do líquido. A parte sólida (lodo) depois de seco e raspado é retirada do tanque. A parte liquida, é então bombeada para uma lagoa de tratamento. Na base do tanque foi colocada uma camada de brita, em seguida foi aplicado o geotêxtil Bidim, e sobre este uma camada de areia compondo um pré-filtro.

APLICAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM

Quando empregado em leitos de secagem o geotêxtil Bidim age no sentido de reter o lodo digerido permitindo a passagem da água para o sistema drenante, e, portanto, diminuindo a porcentagem de umidade existente. Sua instalação é feita diretamente sobre a camada drenante, sendo que a junta entre as mantas deve ser feita por uma simples superposição de cerca de 40 cm.

A utilização do geotêxtil Bidim substitui de imediato as transições granulométricas necessárias para o sistema convencional, além de proporcionar um melhor desempenho por ser um material contínuo, não havendo perdas como no caso da camada de areia, que requer frequentes reposições devido à sua mistura com o lodo, ou quando da sua raspagem.

Outra vantagem significativa é que devido à pequena espessura da manta a profundidade do leito de secagem pode ser reduzida, diminuindo assim os custos de construção dele.

Em contato com ácido, básicos, bases, oxidantes, redutores, soluções salinas e solventes orgânicos muito comuns em despejos industriais, o poliéster resiste perfeitamente não sendo alteradas suas características de resistência. O geotêxtil Bidim não é atacável por microrganismos sendo, portanto, imputrescível ou não degradável.

Por ser flexível o geotêxtil Bidim adapta-se perfeitamente à geometria do terreno além de ser de fácil manuseio e instalação, eliminando a necessidade de mão de obra especializada.

AGRADECIMENTOS

A autora deste trabalho em particular a equipe da Tracbel, agradece à compreensão, paciência e atenção com que a Poltex Polido Têxtil S/A, em especial à Eng. Silvia Fernandes Polillo prestou, sem a qual não seria possível a realização deste trabalho.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Atividade Bidim

– Catálogo: Aplicação em obras de engenharia.

DOCUMENTAÇÃO FOTOGRÁFICA

Vista de toda a obra.
Vista das primeiras células construídas, em funcionamento.
Detalhe do geotêxtil Bidim aplicado sobre a brita.
Aplicação do geotêxtil Bidim.
Lançamento da areia sobre o geotêxtil Bidim.
Tanque de decantação em pleno funcionamento.
Vista da lagoa de tratamento com material líquido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.