UTILIZAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM COMO REFORÇO DE ATERRO SOBRE SOLO MOLE NA DUPLICAÇÃO DA RODOVIA PE-005 RECIFE PE



Autor:
 Departamento Técnico – Atividade Bidim

Revisado JANEIRO 2011- Departamento Técnico Mexichem Bidim Ltda.

RESUMO

Este trabalho relata a aplicação do geotêxtil Bidim RT-31 (nãotecido agulhado, 100% poliéster, filamentos contínuos) no aterro sobre solo mole na obra de Duplicação da Rodovia PE-005, com uma extensão de 2,2 km, no trecho entre a Ponte da Caxangá e a Rodovia PE-027.

Este Projeto foi desenvolvido pela firma Geogrupo Engenharia Ltda., para o Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER PE). A obra está sendo executada pela Conteck Engenharia S/A., tendo como contratante o DER PE.

Esta obra teve início no mês de setembro de 1976 e seu término está previsto para o mês de novembro de 1997. Foram consumi 43.500 m² de geotêxtil Bidim RT-31.

HISTÓRICO DA RODOVIA

A Rodovia PE-005, no trecho entre a Ponte da Caxangá e a Rodovia PE-027, com o fluxo de 30.000 veículos/dia, é uma das rodovias mais importantes do nosso estado, pois, além do acesso principal para as cidades de Camaragibe e Lourenço da Mata, que estão dentro do limite da Região Metropolitana do Recife; também é acesso ao bairro de Aldeia em Camaragibe (Figura 1).

Este bairro é conhecido pelo seu clima de montanha, onde existem vários clubes de campo, granjas e muitas moradias definitivas de várias famílias que trabalham no Recife. A seguir são apresenta das históricos do tráfego entre os anos de 1982 e 1992 e projeções entre 1993 e 2002 (Tabela 1 e 2). O aumento do nível do mar no litoral recifense seria de, no mínimo, 6 m/século.

RODOVIA PE-005 E PE-005 TRECHO PONTE DA CAXANGÁ – ENTR PE-027
ANOAUTO E CAM LEVECAMINHÕES 
ÔNIBUS MÉDIOSPESADOSS. REBOQUETOTAL
1982110041304208784410815347
198311064135117867367515012
198410083144218577577114280
198511646138216397306915466
198613209132114217026716720
198713684162315888568917840
198812072150714288094715863
198915505163615627037419480
199017274193915516898621539
199117093191714317148321238
1992167852270170664153214553
 RODOVIA PE-005 E PE-005 TRECHO PONTE DA CAXANGÁ -ENTR PE-027
ANOAUTO E CAM LEVECAMINHÕES 
ÔNIBUSMÉDIOSPESADOSS. REBOQUETOTAL
199318464214016636207422961
199419490225017055947724116
199520573236617485698025336
199621716248817905458226621
199722923261718335238527981
199824197275118755028829413
199925541289319184819130924
200026961304219604629432519
200128459319920034449734202
2002300403364204542610135976

APLICAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM

Sendo a rodovia PE-005 localizada no trecho urbano e, consequentemente, com muitas edificações às suas margens, houve uma grande preocupação da firma projetista na retirada do solo mole.

A geometria irregular das camadas compressíveis remanescentes requer que se adote providências quanto a recalques bruscos provoca pela ocorrência de bolsões localiza, e que poderão causar rupturas localizadas.

A instalação do geotêxtil Bidim, facilitará a redistribuição uniforme das cargas, contribuindo para assegurar uma maior estabilidade à ruptura solos moles subjacentes, principalmente durante o período de construção do aterro provavelmente a sobrecarga.

Após várias análises e considerações, a firma consultora concluiu que a aplicação do geotêxtil Bidim como camada de reforço no aterro seria mais indicada, tanto no ponto de vista econômico como de execução, pois já não havia a necessidade da retirada total do solo mole, e as edificações nas margens da rodovia não seriam prejudicadas. Além destas considerações o fator tempo para a execução foi fundamental para esta opção.

MECANISMO DE AÇÃO

Em função das características da obra, foi escolhido o geotêxtil Bidim RT-31, por ser 100% poliéster e possuir excelentes propriedades mecânicas e hidráulicas, atendendo a necessidade da obra e especificação de projeto.

Outro fator de grande importância na escolha do geotêxtil Bidim foi por apresentar boa estabilidade à fluência, praticamente não deformando ao longo do tempo quando submetido à carga permanente, por possuir superfície rugosa e boa capacidade de acomodação no terreno e excelentes características de interação com os mais diversos tipos de solos, garantindo eficácia na transmissão de esforços.

METODO CONSTRUTIVO

Os procedimentos de execução da obra e instalação do geotêxtil Bidim estão descritos a seguir:

  • Remoção das camadas de solo mole com matéria orgânica, até as cotas indicadas nos perfis geológicos;
  • Reaterro com areia até as cotas indicadas;
  • Instalação do geotêxtil Bidim RT-31 na largura da vala escavada conforme detalhe e reaterro com areia na espessura de 1 m, envolvendo-a parcialmente com o referido geotêxtil Bidim;
  • Instalação da segunda manta geotêxtil Bidim RT-31 sobre a camada anterior, na mesma largura e reaterro com areia na espessura de 1 m envolvendo-a parcialmente com o referido geotêxtil Bidim; – Reaterro com solo de jazida em camadas devidamente compactadas até a cota de regularização. Recomenda-se um mínimo de 3 camadas sendo a primeira delas espalhada e compactada sem um controle rigoroso de densidade in situ. As demais serão compactadas a 100% do Procter intermediário.

EXECUÇÃO DAS CAMADAS DO PAVIMENTO

Os desenhos esquemáticos da solução e quadros de sondagem são apresenta na Figura 2.

Figura 2 Desenho esquemático da solução com geotêxtil Bidim.

DOCUMENTAÇÃO FOTOGRÁFICA

Geotêxtil Bidim devidamente estocado.
Costura dupla, borda a Borda
Aplicação da primeira camada de geotêxtil Bidim sobre o aterro com areia.
Espalhamento do material de aterro e borda do geotêxtil Bidim ancoragem na extremidade.
Vista do geotêxtil Bidim aplicado nas duas camadas.
Vista de uma ruptura localizada de um trecho onde não estava previsto o geotêxtil Bidim.
Detalhe da ruptura de um trecho sem geotêxtil Bidim e a escavação do material para aplicação do geotêxtil Bidim.
O geotêxtil Bidim aplicado devidamente no trecho localizado de 40 m de extensão onde no início era prevista sua aplicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.