Autor: Departamento Técnico – Atividade Bidim
Revisado JANEIRO 2011- Departamento Técnico Mexichem Bidim Ltda.
RESUMO
Este trabalho relata a aplicação do geotêxtil Bidim RT-31 (nãotecido agulhado, 100% poliéster, filamentos contínuos) no aterro sobre solo mole na obra de Duplicação da Rodovia PE-005, com uma extensão de 2,2 km, no trecho entre a Ponte da Caxangá e a Rodovia PE-027.
Este Projeto foi desenvolvido pela firma Geogrupo Engenharia Ltda., para o Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER PE). A obra está sendo executada pela Conteck Engenharia S/A., tendo como contratante o DER PE.
Esta obra teve início no mês de setembro de 1976 e seu término está previsto para o mês de novembro de 1997. Foram consumi 43.500 m² de geotêxtil Bidim RT-31.
HISTÓRICO DA RODOVIA
A Rodovia PE-005, no trecho entre a Ponte da Caxangá e a Rodovia PE-027, com o fluxo de 30.000 veículos/dia, é uma das rodovias mais importantes do nosso estado, pois, além do acesso principal para as cidades de Camaragibe e Lourenço da Mata, que estão dentro do limite da Região Metropolitana do Recife; também é acesso ao bairro de Aldeia em Camaragibe (Figura 1).

Este bairro é conhecido pelo seu clima de montanha, onde existem vários clubes de campo, granjas e muitas moradias definitivas de várias famílias que trabalham no Recife. A seguir são apresenta das históricos do tráfego entre os anos de 1982 e 1992 e projeções entre 1993 e 2002 (Tabela 1 e 2). O aumento do nível do mar no litoral recifense seria de, no mínimo, 6 m/século.
RODOVIA PE-005 E PE-005 TRECHO PONTE DA CAXANGÁ – ENTR PE-027 | ||||||
ANO | AUTO E CAM LEVE | CAMINHÕES | ||||
ÔNIBUS | MÉDIOS | PESADOS | S. REBOQUE | TOTAL | ||
1982 | 11004 | 1304 | 2087 | 844 | 108 | 15347 |
1983 | 11064 | 1351 | 1786 | 736 | 75 | 15012 |
1984 | 10083 | 1442 | 1857 | 757 | 71 | 14280 |
1985 | 11646 | 1382 | 1639 | 730 | 69 | 15466 |
1986 | 13209 | 1321 | 1421 | 702 | 67 | 16720 |
1987 | 13684 | 1623 | 1588 | 856 | 89 | 17840 |
1988 | 12072 | 1507 | 1428 | 809 | 47 | 15863 |
1989 | 15505 | 1636 | 1562 | 703 | 74 | 19480 |
1990 | 17274 | 1939 | 1551 | 689 | 86 | 21539 |
1991 | 17093 | 1917 | 1431 | 714 | 83 | 21238 |
1992 | 16785 | 2270 | 1706 | 641 | 53 | 214553 |
RODOVIA PE-005 E PE-005 TRECHO PONTE DA CAXANGÁ -ENTR PE-027 | ||||||
ANO | AUTO E CAM LEVE | CAMINHÕES | ||||
ÔNIBUS | MÉDIOS | PESADOS | S. REBOQUE | TOTAL | ||
1993 | 18464 | 2140 | 1663 | 620 | 74 | 22961 |
1994 | 19490 | 2250 | 1705 | 594 | 77 | 24116 |
1995 | 20573 | 2366 | 1748 | 569 | 80 | 25336 |
1996 | 21716 | 2488 | 1790 | 545 | 82 | 26621 |
1997 | 22923 | 2617 | 1833 | 523 | 85 | 27981 |
1998 | 24197 | 2751 | 1875 | 502 | 88 | 29413 |
1999 | 25541 | 2893 | 1918 | 481 | 91 | 30924 |
2000 | 26961 | 3042 | 1960 | 462 | 94 | 32519 |
2001 | 28459 | 3199 | 2003 | 444 | 97 | 34202 |
2002 | 30040 | 3364 | 2045 | 426 | 101 | 35976 |
APLICAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM
Sendo a rodovia PE-005 localizada no trecho urbano e, consequentemente, com muitas edificações às suas margens, houve uma grande preocupação da firma projetista na retirada do solo mole.
A geometria irregular das camadas compressíveis remanescentes requer que se adote providências quanto a recalques bruscos provoca pela ocorrência de bolsões localiza, e que poderão causar rupturas localizadas.
A instalação do geotêxtil Bidim, facilitará a redistribuição uniforme das cargas, contribuindo para assegurar uma maior estabilidade à ruptura solos moles subjacentes, principalmente durante o período de construção do aterro provavelmente a sobrecarga.
Após várias análises e considerações, a firma consultora concluiu que a aplicação do geotêxtil Bidim como camada de reforço no aterro seria mais indicada, tanto no ponto de vista econômico como de execução, pois já não havia a necessidade da retirada total do solo mole, e as edificações nas margens da rodovia não seriam prejudicadas. Além destas considerações o fator tempo para a execução foi fundamental para esta opção.
MECANISMO DE AÇÃO
Em função das características da obra, foi escolhido o geotêxtil Bidim RT-31, por ser 100% poliéster e possuir excelentes propriedades mecânicas e hidráulicas, atendendo a necessidade da obra e especificação de projeto.
Outro fator de grande importância na escolha do geotêxtil Bidim foi por apresentar boa estabilidade à fluência, praticamente não deformando ao longo do tempo quando submetido à carga permanente, por possuir superfície rugosa e boa capacidade de acomodação no terreno e excelentes características de interação com os mais diversos tipos de solos, garantindo eficácia na transmissão de esforços.
METODO CONSTRUTIVO
Os procedimentos de execução da obra e instalação do geotêxtil Bidim estão descritos a seguir:
- Remoção das camadas de solo mole com matéria orgânica, até as cotas indicadas nos perfis geológicos;
- Reaterro com areia até as cotas indicadas;
- Instalação do geotêxtil Bidim RT-31 na largura da vala escavada conforme detalhe e reaterro com areia na espessura de 1 m, envolvendo-a parcialmente com o referido geotêxtil Bidim;
- Instalação da segunda manta geotêxtil Bidim RT-31 sobre a camada anterior, na mesma largura e reaterro com areia na espessura de 1 m envolvendo-a parcialmente com o referido geotêxtil Bidim; – Reaterro com solo de jazida em camadas devidamente compactadas até a cota de regularização. Recomenda-se um mínimo de 3 camadas sendo a primeira delas espalhada e compactada sem um controle rigoroso de densidade in situ. As demais serão compactadas a 100% do Procter intermediário.
EXECUÇÃO DAS CAMADAS DO PAVIMENTO
Os desenhos esquemáticos da solução e quadros de sondagem são apresenta na Figura 2.

DOCUMENTAÇÃO FOTOGRÁFICA







