Autor: Departamento Técnico – Atividade Bidim
Revisado JANEIRO 2011- Departamento Técnico Mexichem Bidim Ltda.
RESUMO
Este registro relata a aplicação do geotêxtil Bidim (nãotecido agulhado, 100% poliéster, filamentos contínuos) no sistema de drenagem dos jardins do Praia Belas Shopping Center.
O PROBLEMA
Para a construção dos jardins houve-se a necessidade de um sistema drenante do local.
A SOLUÇÃO
Foi utilizado o Geotêxtil Bidim como elemento primordial para a filtração do jardim da então obra.
DADOS DA OBRA
- DATA DE EXECUÇÃO: outubro de 1991.
- LOCALIZAÇÃO: Cidade De Porto Alegre – RS
- CLIENTE: La Fonte empresa de Shopping Center S/A
- TIPO DE OBRA: Shopping Center
- FUNÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM: Elemento filtrante
- QUANTIDADE UTILIZADA: Geotêxtil – 3.250 m² de Bidim RT-10
INTRODUÇÃO
No projeto original do shopping não estava previsto a utilização do geotêxtil Bidim, o mesmo foi indicado pelo engenheiro Paulo Brazelle da BRR Gerenciamento que já conhecia a eficiência do geotêxtil Bidim nesta aplicação. Abaixo, na Figura 1, se encontra o desenho esquemático utilizado na execução jardins.

O lançamento material nos jardins não apresentou nenhuma dificuldade, devido ao transporte, pois os jardins estavam localiza no pavimento térreo.
O geotêxtil Bidim foi previamente cortado no tamanho exato de cada jardim e depois instalado.
APLICAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM
O geotêxtil Bidim, quando utilizado como filtro em sistemas drenantes (colchões e trincheiras) de áreas verdes em substituição aos tradicionais filtros granulares com transição granulométrica, permite a livre passagem de água, retendo de forma eficaz as partículas do solo.
Como todo filtro, o geotêxtil Bidim deve, então, ser suficientemente permeável para permitir o livre fluxo da água para os materiais drenantes, possibilitando o alívio das forças de percolação e sobre pressões hidrostáticas, ao mesmo tempo em que deve ser suficientemente capaz de reter partículas do solo, evitando o carreamento destes.
Para uso de materiais granulométricos como filtro, é necessário um dimensionamento baseado na granulometria do solo de base. Entretanto, a prática no uso geotêxtis tem mostrado que, para nãotecido agulha, pode-se dispensar o uso de dimensionamentos.
Para a escolha de um geotêxtil, deve também levar em conta as solicitações que lhe são impostas durante a sua instalação como a tendência ao puncionamento, estouro, rasgo, tração, etc.
Na prática, para obras de drenagem de áreas verdes tem-se uma redução acentuada da sobrecarga da laje do jardim, e, portanto, nas estruturas de concreto, diminuindo sensivelmente os custos de construção.
INSTALAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM
1ª fase:
Após impermeabilização da laje do jardim, como a proteção mecânica (cimento e areia), colocou-se a camada de brita 2 (camada drenante).
2ª fase:
Instalou-se em cada jardim mantas de geotêxtil Bidim (previamente cortadas), sobre a brita 2. Tomou-se o cuidado de se deixar um transpasse de 15 cm entre as mantas de geotêxtil Bidim.
3ª fase:
Prolongou-se o geotêxtil Bidim nas extremidades laterais deixando uma aba de no mínimo 10 cm. O segmento vertical pode ser fixado através de fitas colantes, asfalto ou cola.
4ª fase:
Sobre a manta de geotêxtil Bidim foi lançada uma camada, que variou de 10 a 15 cm, de solo vegetal (terra preta) e logo após esta camada se colocou a grama.
VANTAGENS NA UTILIZAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM
Nas obras de drenagem, o geotêxtil Bidim apresenta excelente capacidade de filtração, facilita o escoamento das águas, mantém a terra fértil dentro níveis ideais de umidade e elimina o problema de entupimento nos drenos.
Além disso, o geotêxtil Bidim também traz uma grande simplificação tanto no projeto, dispensando o trabalhoso cálculo granulométrico do material filtrante, quanto na execução.
Toda esta simplificação, aliada ao fato de que o geotêxtil Bidim nunca apodrece, nem se desmancha, e de que dispensa manutenção e constantes reposições de terra, acaba se traduzindo numa grande economia para toda obra.
DOCUMENTAÇÃO FOTOGRÁFICA





