UTILIZAÇÃO DA MANTA GEOTÊXTIL BIDIM COMO ELEMENTO DE PROTEÇÃO DE GEOMEMBRANA DE PVC NA PASSAGEM SUBTERRÂNEA CONEXÃO RIO SUL, BOTAFOGO RJ

Autor: Departamento Técnico – Atividade Bidim

Revisado JANEIRO 2011- Departamento Técnico Mexichem Bidim Ltda.

RESUMO

Este trabalho relata de forma sucinta a aplicação da manta geotêxtil Bidim (nãotecido agulhado, 100% poliéster, filamentos contínuos) como elemento de proteção da geomembrana PVC empregada na obra conhecida como “Passagem Subterrânea Rio Sul Botafogo”.

O projeto, inicialmente de aparência convencional, mostrou-se mais complicado à medida que foi sendo desenvolvido, pois no anteprojeto não estava prevista a utilização de geomembrana PVC, nem geotêxtil Bidim.

Devido principalmente a presença de um lençol freático no local da obra, estes dois elementos foram escolhidos para trabalharem de forma conjunta, como BARREIRA DE FLUXO e o outro como PROTEÇÃO da geomembrana.

O PROBLEMA

Implementar um sistema de barreira de fluxo lençol freático e outro de proteção da geomembrana PVC.

A SOLUÇÃO

A utilização da geomembrana PVC para fluxo do lençol freático e o geotêxtil Bidim para a proteção da geomembrana.

DADOS DA OBRA

  • DATA DE EXECUÇÃO: 09/09/91
  • LOCALIZAÇÃO: Rio de Janeiro
  • CLIENTE: Brascan Shopping Center S/A (Administradora do Shopping Rio Sul)
  • TIPO DE OBRA: Passagem subterrâneo e pista de Skate
  • FUNÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM:  Elemento de proteção da geomembrana PVC
  • QUANTIDADE UTILIZADA: 8.063 m² Geotêxtil Bidim RT-10.

DESCRIÇÃO DA OBRA

Esta obra, além de atender antigas reivindicações moradores de Botafogo, que sempre tiveram grandes dificuldades em atravessar as pistas de alta velocidade, e que provocam grandes congestionamentos da hora do “rush”, proporcionará um novo espaço de lazer a cidade e ao bairro.

O projeto original elaborado pelo arquiteto Sérgio Moreira era composto de praça, jardins, pista de skate, escadas de acesso e espaço para lojas e instalações bancárias. Devido a problemas jurídicos, a Brascan desistiu de instalar lojas e bancos no interior do túnel, como o espaço assim obtido, e visando o acesso a deficientes físicos, foram construídas rampas de acesso.

A pista de skate é considerada pelos técnicos especializa, como uma das melhores da América Latina, em desempenho e performance.

Concluída a obra, as pistas serão transformadas em vias expressas, os sinais de trânsito serão retira e serão instaladas grades de segurança para orientar os pedestres a usarem o túnel.

A referida obra foi instalada em local cujo lençol freático quase aflora ao nível da rua. Por este motivo, durante a execução serviços e toda vida útil da obra, bombas de recalque trabalharão 24 horas por dia para impedir a invasão túneis pela água.

UTILIZAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM

No projeto original não constava o emprego do geotêxtil Bidim uma vez que ele havia sido elaborado sem realização das referidas sondagens.

Após conclusão das sondagens, constatou-se lençol freático no local, isto devido principalmente a proximidade do mar (Enseada de Botafogo), e a região serem cercada por morros, provocando o aparecimento de veios subterrâneos.

Face ao novo fator, o projeto teve que ser reestudado e posteriormente alterado.

Não houve alterações significativas no projeto estrutural (salvo aquelas oriundas de alteração da arquitetura), contudo, devido a presença do lençol freático e receio de problemas futuros de infiltração (ocasionando danos ao concreto e as ferragens), a Brascan, temendo o alto custo da manutenção e reforço, contratou a firma Imadel para apresentar uma solução viável e de baixo custo para solucionar o problema.

A Imadel optou por revestir toda a estrutura em sua parte inferior, com geomembrana de PVC de espessura de 0,8 mm, e para protegê-la do contato direto com o concreto e as ferragens (perfurações e desgastes devido a movimentação operários), adotou uma camada de geotêxtil Bidim entre a geomembrana e a estrutura.

FUNÇÕES DO GEOTÊXTIL BIDIM NA OBRA

Nesta aplicação, o geotêxtil teve basicamente uma função: a de RPOTEÇÃO da geomembrana de PVC, devido a sua resistência ao puncionamento.

Proporcionou também alívio de pressões ocasionadas por gases que se formam sob a estrutura, devido a sua grande permeabilidade radial, permitindo a retirada mesmos pelo plano da manta (função DRENAGEM PLANAR).

ETAPAS DE EXECUÇÃO

  1. Locação e instalação do canteiro de obras.
  • Instalação do sistema para rebaixamento do lençol freático com a construção de poços e instalação das bombas de recalque.
  • Início das escavações e instalação de estacas pranchas.
  • Nivelamento do terreno e limpeza.
  • Instalação da primeira camada do geotêxtil Bidim.
  • Aplicação da geomembrana de PVC, com a devida união a quente entre as mantas, para impedir o contato da água do lençol freático com a estrutura.
  • Instalação da segunda camada de geotêxtil Bidim.
  • Montagem das ferragens e formas, e posterior concretagem.
  1. Obras de acabamento e paisagismo.

VANTAGENS NA UTILIZAÇÃO GEOTÊXTIL BIDIM

  • Aplicação extremamente fácil e rápida;
  • Acelera escoamento de águas e gases, devido sua elevada permeabilidade;
  • Elevada resistência ao puncionamento (lançamento de ferragens e concreto) e atrito (devido aos movimentos da estrutura e passagens de máquinas e operários).

DOCUMENTAÇÃO FOTOGRÁFICA

Vista geral do canteiro de obras, com destaque para a cortina de estacas prancha.
Vista da cortina prancha e sistema de escoamento poços para rebaixamento do lençol freático.
Vista das tubulações para rebaixamento do lençol freático.
Vista geral da obra, destaque para a bobina de geotêxtil Bidim, e sistema utilizado (Geotêxtil Bidim / PVC / Geotêxtil Bidim).
Vista do conjunto impermeabilizante parcialmente coberto com camada de concreto magro para nivelamento.
Detalhe do conjunto adotado. Nota-se a primeira camada de geotêxtil Bidim, a camada geomembrana de PVC, segunda camada de geotêxtil Bidim, e camada de concreto para nivelamento.
Detalhe da instalação das ferragens sobre o conjunto impermeabilizante
Detalhe do conjunto impermeabilizante saindo do nível da rua, antes do acabamento.
Vista do interior do túnel após conclusão da concretagem final.
Vista geral da rampa de acesso e grades na fase final da obra.
Vista geral da obra, próximo da inauguração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.