UTILIZAÇÃO DE GEOWEB NA PROTEÇÃO DE TALUDE NO RIBEIRÃO DOS PADILHAS CURITIBA PR



Autor:
 Departamento Técnico – Atividade Bidim

Revisado JANEIRO 2011- Departamento Técnico Mexichem Bidim Ltda.

RESUMO

Este trabalho relata a aplicação do geotêxtil Bidim (nãotecido agulhado, 100% poliéster, filamentos contínuos), como camada de filtração sob o sistema de confinamento celular Geoweb que funciona com forma e como junta de dilatação continua na proteção de um talude na Izaac Ferreira da Cruz.

A Izaac Ferreira da Cruz, localiza-se no Bairro Sitio Cercado em uma região de tráfego pesado e a instalação do sistema foi sob a Ponte de Ribeirão Padilhas, que apresentava um carreamento de finos do solo decorrente de uma grande junta de dilatação que existia entre o corpo da ponte e o pavimento asfáltico.

O geotêxtil Bidim tem como finalidade na obra permitir o escoamento das águas através de sua espessura no plano da manta e impedir o carreamento de finos do solo, garantindo o alívio das subpressões. Para o sistema de confinamento celular Geoweb, sua finalidade e função além de forma e junta de dilatação continua é a sua flexibilidade que acompanha o movimento de subsolo e produz um trincamento controlado.

DADOS DA OBRA

Nome

Proteção de talude sob a ponte do Rio Ribeirão Padilhas na Isaac Ferreira da Cruz.

Local

 Isaac Ferreira da Cruz, localizada entre as s David Town e Campina da Lagoa no bairro Sitio Cercado em Curitiba/PR (Figura 01).

Contratante

Prefeitura Municipal de Curitiba

Secretaria Municipal de Obras Públicas SMOP Depto.

de Galerias e Cursos D`Água

Projetista

Prefeitura Municipal de Curitiba

Secretaria Municipal de Obras Públicas SMOP Depto.

de Galerias e Cursos D`Água

Construtora Tengel Técnica e Empreendimentos de Engenharia Ltda.

Figura 1 Mapa de localização.

DESCRIÇÃO DA OBRA

Principais características

Tipo de geossintético utilizado:

  • Geotêxtil Bidim: 230 m²
  • Sistema de confinamento celular, Geoweb: 230,4 m²

Esquemas gráficos

Figura 2 Vista superior da ponte.

Figura 3 Detalhe da junta de dilatação entre o corpo da ponte e o pavimento.

Figura 4 Vista superior da aplicação.

Figura 6 Detalhamento da ancoragem.
Barras de aço CA-50 ø10mm ou de 5mm

APLICAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM E GEOWEB

A aplicação do geotêxtil Bidim e do sistema de confinamento celular Geoweb ocorreu em decorrência da eliminação da necessidade de elementos estruturais complica e dispendiosos e técnicas de construção caras e demoradas.

1ª Fase

Preparação do local onde to os detritos foram remover deixando assim a superfície de aplicação com um acabamento firme e liso. Os detritos retiram incluíam capim, torrões e pedras superiores a 4 cm, madeira, lixo e vegetais mortos.

2ª Fase

Foram preparadas vigas, para posterior concretagem em toda a volta levando-se em conta o melhor funcionamento de confinamento celular Geoweb.

3ª Fase

Instalação do geotêxtil Bidim sobre a superfície preparada com sobreposição de 30 cm.  

4ª Fase

Execução do dreno na parte inferior do talude ao lado da viga inferior para retirada com maior rapidez das águas freáticas e o rebaixamento mais rápido do nível de água.

5ª Fase

Instalação do sistema de confinamento celular Geoweb ancorando-se as células na menor largura dentro da viga superior.

6ª Fase

Expansão das seções do sistema Geoweb no sistema descendente do talude, iniciando-se do topo. Nesta fase deve-se verificar se as seções foram expandidas uniformemente e se as células externas de cada fileira estão corretamente alinhadas. Para a garantia do alinhamento fixamos com ganchos no estancamento, de aproximadamente um gancho por metro nas laterais das células e na parte interna, aproximadamente um gancho por metro quadrado.

7ª Fase

Foi feita a concretagem do sistema Geoweb com concreto de slump baixo e fck = 13,5 MPa. O lançamento do concreto sobre o sistema ocorreu a partir do topo, prosseguindo em sentido descendente até a parte inferior.

Foram toma os devi cuida para evitar deformação das seções de Geoweb, assim como total enchimento delas. A superfície final do concreto ficou nivelada com o topo das células, de maneira que a espessura geral do concreto fosse igual à altura das seções.

Devido à presença de água atrás do revestimento de concreto do talude foram deixadas células drenantes (preenchidas com brita), espalhadas a cada 3 m quadra (total de 7 células drenantes).

Num total de 21 ganchos por célula e 221 ganchos em toda área, pois os ganchos laterais pertencem a 2 células, o que totaliza aproximadamente 1 gancho por m².

VANTAGENS NA UTILIZAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM

O geotêxtil Bidim e o sistema de confinamento celular Geoweb, quando aplica em um talude revestido com concreto como vantagens:

  • Prazo de execução reduzido;
  • Facilidade de instalação;
  • Redução do custo global da obra.

DOCUMENTAÇÃO FOTOGRÁFICA

Detalhe do Geoweb engastado na viga inferior para posterior concretagem.
Detalhe ferros usa na ancoragem.
Vista geral da obra mostrando a Geoweb sendo instalada sobre o geotêxtil Bidim instalado.
Vista geral da obra com todo o sistema Geoweb instalado.
Detalhe da concretagem nos pilares.
Detalhe da parte superior da 1ª camada de Geoweb.
Detalhe da fixação de uma estaca na Geoweb.
Vista geral da obra concretada na primeira fase.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.