UTILIZAÇÃO DE GEOWEB EM DRENAGEM DO CANAL DA VILA NATAL CUBATÃO SP



Autor:
 Departamento Técnico – Atividade Bidim

Revisado JANEIRO 2011- Departamento Técnico Mexichem Bidim Ltda.

RESUMO

A cidade de Cubatão, localizada no litoral do Estado de Paulo é um importante polo industrial do país. Por ser uma cidade litorânea, localizada no remanescente da Mata Atlântica, possui grandes áreas de proteção ambiental, principal áreas de mangue que são ligadas ao mar por canais naturais.

Estes canais cortam a cidade no sentido transversal, e são responsáveis pelo controle de subida da maré, amenizando seus efeitos. Porem há problemas sérios de erosão nas áreas próximas as margens canais não revesti.

Em 1994, a Prefeitura Municipal de Cubatão decidiu então pela canalização do córrego da Vila Natal. Na primeira etapa da obra, as únicas soluções analisadas foram as do tipo VSL e Gabião, sendo que o primeiro trecho foi executado em VSL, em 1995.

No final de 1995 foi aberto o processo de licitação a segunda etapa do córrego Vila Natal, o Geoweb foi proposto como uma nova opção para revestimento do canal, pois o sistema VSL apresentou alguns problemas técnicos quanto à instalação.

Em janeiro de 1996 houve a concorrência da obra propriamente dita, que foi vencida pela Pavimentadora e Construtora Norte/Sul. O projeto aprovado pela Prefeitura Municipal de Cubatão, sistema de confinamento Geoweb, foi aprovado por atender tecnicamente e financeiramente as condições da Obra.

Ela teve início em junho de 1997 e término em outubro de 1997.

DADOS DA OBRA

Nome

Drenagem do Canal da Vila Natal.

Local

Vila Natal, Cubatão   Paulo.

Finalidade Canalização do córrego Vila Natal para evitar a erosão proveniente da subida da maré para a área de Mangue.

Contratante

Prefeitura Municipal de Cubatão SP.

Secretaria de Política Urbana (SEPURB)

Projetista

Presto Product Company USA

Adaptado por: Multigeo Engenheiros Associa.

Empreiteira

Pavimentadora e Construtora Norte/Sul.

Cronograma Geral Previsto

Início: junho/97

Término: janeiro/97

Cronograma Executado

Início: junho/97

Término: outubro/97

Quantidade de materiais utiliza

Sistema de confinamento celular Geoweb GW 8204 – 1.500 m²

Geotêxtil Bidim RT-16 – 1.800 m²

DESCRIÇÃO DA OBRA

A área envolvida no canal da Vila Natal é de aproximadamente 1.500 m² com seção típica em forma trapezoidal de 6,60 m e extensão de 230,00 m (Figura 1).

Figura 1 Seção transversal executada Canal de Vila Natal Cubatão

O solo em questão é muito heterogêneo, arenoso fino, turfa (área de mangue) e com grande presença de material proveniente de entulho de obras (aterro de baixa qualidade). O volume total de solo movimentado gira em torno de 2.000 m³ envolvi diretamente com a aplicação da geocélulas Geoweb e do geotêxtil Bidim.

A Geoweb utilizada foi o GW 8204 com função de revestimento flexível do canal e o geotêxtil utilizado foi o Bidim RT-16 com função de filtro, evitando a formação do piping e com função de separação, evitando a mistura do material de enchimento das células com o solo.

A obra foi executada a seco com sistema de rebaixamento de lençol freático. No início da instalação foram utilizar grampos de fixação de diâmetro 5 mm, coloca nas bordas do painel e a meia encosta do talude (Figura 2).

Figura 2 Indicação esquemática grampos de fixação e drenos de alívio.

Não houve colocação de tirantes. Na parte superior durante a concretagem, para garantir maior estabilidade do conjunto, foram instalar dois cabos conforme a figura a seguir (Figura 3). Para evitar o deslocamento das bordas superiores com o corpo do canal foi colocada também uma ferragem de ligação (Figura 4).

Cabo para ancoragem

Figura 3 Detalhe da instalação de cabos para fixação da Geoweb durante a concretagem.

Figura 4 Detalhe da ferragem utilizada para evitar trincas de retração do concreto.

No avançar da obra, os cabos de auxílio foram substituí por barras de aço de diâmetro 5 mm, barras provisórias, para auxiliar na estabilidade do conjunto quando do lançamento do concreto (Figura 5). O material de preenchimento foi concreto com fck igual a 13 MPa, predominando a utilização de brita 1 e 2, ideal para o preenchimento das células.

Figura 5 Segunda alternativa adotada para a fixação provisória da Geoweb, e que apresentou melhores resulta.

O slump inicial era 3, mas foi alterado pois o concreto apresentava aparência de estar mais seco que o necessário, dificultando o preenchimento das células. Então o slump foi alterado para 4,5, tendo o cuidado para o concreto não estar muito fluido, podendo assim colmatar o geotêxtil Bidim.

Para auxiliar no preenchimento das células foi utilizado uma escavadeira hidráulica, pois há um rebaixamento de borda e o caminhão de concreto não foi capaz de alcançar as células da Geoweb para lançamento dele. Foi utilizado para acabamento uma camada de argamassa de aproximadamente 2 cm com traço de 1:2.

A drenagem de alívio constituiu-se de tubos de PVC de diâmetro 50 mm, inseri nas células a cada 1,00 m, em duas linhas da base taludes.

As maiores dificuldades encontradas foram quanto à escavação, apresentando grandes problemas de estabilização da seção tipo do canal, devido ao tipo do solo encontrado e a presença constante de água, mesmo com sistema de rebaixamento do lençol freático.

A remoção de casas populares, que estavam no alinhamento direto do canal, também retardou a execução dele.

VANTAGENS NA UTILIZAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM

Inicialmente o sistema Geoweb não constava como solução do projeto, pois já havia sido utilizado o sistema VSL em uma primeira fase de canalização.

Um estudo de viabilidade da obra revelou que com a utilização do sistema Geoweb seria possível obter como vantagens:

  • Maior rapidez de execução e aumento da profundidade;
  • Maior facilidade de instalação;
  • Eliminar a utilização de equipamentos especiais e mão de obra especializada;
  • Dispensar formas de concretagem;
  • Flexibilidade no revestimento de forma que ele se acomode a possíveis movimentações do solo;
  • Indução de juntas de dilatação controlada no concreto, caso haja movimentação do solo; – Melhor relação custo x benefício, resultando em um menor custo global da obra.

O sistema de confinamento Geoweb atua principalmente, como revestimento flexível, e o geotêxtil Bidim atua com filtro e camada de separação.

AGRADECIMENTOS

Agradecemos a colaboração da Prefeitura Municipal de Cubatão (SEPURB), em especial ao Eng. Álvaro Pereira Barbosa Neto, à Multigeo Engenheiros Associa, em especial Eng. Paulo Roberto Aguiar e à Pavimentadora Norte/Sul, em especial ao Eng. Sérgio Luís Freire Neves, sem os quais não seria possível a elaboração deste trabalho.

DOCUMENTAÇÃO FOTOGRÁFICA

Instalação das primeiras seções de Geoweb, vista cabos para auxiliar na estabilidade para a concretagem.
Instalação de grampos para auxiliar na fixação da
Geoweb no fundo do canal.
Vista Barbacãs de PVC diâmetro 50 mm e das barras, em substituição aos cabos para auxiliar na concretagem.
Vista do tipo de solo encontrado no local da escavação do canal.
Vista do canal sendo revestido com argamassa e novas células ao fundo.
Concretagem feita com auxílio de escavadeira hidráulica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.