UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTIL BIDIM PARA CURA UMIDA DE CONCRETO NO VELÓDROMO DE JACAREPAGUÁ RIO DE JANEIRO RJ

Autor: Departamento Técnico – Atividade Bidim

DADOS GERAIS

Assunto

Utilização de geotêxtil Bidim para cura úmida de concreto no Complexo Esportivo do Autódromo – Velódromo.

Local

Jacarepaguá, Rio de Janeiro- RJ.

Descrição do problema

Para que apresente adequada resistência à compressão o concreto necessita por vezes de “cura úmida”, em que o cimento é progressivamente hidratado para possibilitar a ocorrência das reações químicas.

Descrição da solução

Emprego de geotêxtil Bidim CC-10 saturado com água. Neste caso o geotêxtil retém a água nos vazios capilares, impedindo sua evaporação, porém cedendo progressivamente a água necessária à cura do concreto.

Vantagens da solução

Redução da frequência de molhagem da superfície do concreto, e ainda assim garantindo a cessão progressiva da quantidade de água necessária à hidratação do cimento.

Quantidade

5.040 m² de Manta Geotêxtil Bidim CC-10.

Data de execução

Início 21//2006

Término 23/04/2007

Proprietário

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

Construtora

Oriente Construção Civil Ltda.

Projetista Secretaria Especial Rio 2007 em parceria com Rio Urbe.

DETALHES DA OBRA

A Prefeitura está realizando obras de construção do Velódromo da Cidade Esportes, em Jacarepaguá. Tais obras foram iniciadas em outubro de 2006, com prazo de execução de sete meses. O equipamento estará pronto em junho de 2007.

O projeto, desenvolvido pela Secretaria Especial Rio 2007 em parceria com a RIOURBE, Empresa Municipal de

Urbanização, foi elaborado de acordo com as normas, especificações e métodos aprova pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, e entidades nacionais e internacionais. O investimento da Prefeitura na construção será de R$ 9.758.267,60. Duzentos operários estão executando os serviços, com o acompanhamento diário de profissionais especializa como engenheiros, arquitetos e técnicos.

A madeira utilizada na fabricação da pista é o Pinho Siberiano. As peças estão sendo preparadas na Holanda, por uma empresa especializada, e medem 40 x 40 mm. As peças perfiladas somam aproximadamente 60 km de extensão, e pesam cerca de 65 toneladas. A geometria da pista foi calculada através de um programa de informática.

A pedra fundamental do Complexo Esportivo Deodoro foi lançada em março de 2006, mas, efetivamente as obras começaram no final de julho. O governo federal investiu R$119,8 milhões na construção do complexo esportivo. Os centros nacionais de Hipismo e de Tiro Esportivo estão entre os mais modernos da América Latina. Toda a estrutura está dentro de padrões olímpicos e as instalações permanentes e temporárias contemplam as exigências das federações internacionais.

Localizado dentro da Vila Militar de Deodoro, na zona oeste do Rio de Janeiro, o complexo terá instalações para cinco modalidades: hipismo, hóquei sobre grama, pentatlo moderno, tiro e tiro com arco. O complexo tem uma estrutura implantada para receber 8.000 pessoas. O Centro Hípico é o maior e poderá abrigar 3.000 pessoas. As quadras de hóquei sobre a grama contarão com arquibancadas para 2.000 pessoas, o centro de pentatlo moderno abrigará 1.000 pessoas, assim como o centro de tiro esportivo. O menor locais de competição é o centro de tiro com arco com lugares para 500 pessoas.

O sistema de cura de concreto utilizou um geotêxtil nãotecido agulhado em poliéster Bidim CC-10 com filme de polietileno, executa em uma única camada saturada de água. Neste caso o geotêxtil Bidim CC-10 garante a cessão progressiva da quantidade de água necessária à hidratação do concreto.

As vantagens observadas no produto são a redução da frequência de molhagem da superfície do concreto garantindo a cessão progressiva da quantidade de água necessária à hidratação do cimento e o reaproveitamento da Manta Geotêxtil Bidim CC-10 em até 04 vezes.

DESCRIÇÃO DOS GEOSSINTÉTICOS UTILIZADOS

Manta Geotêxtil Bidim CC-10

MANTA CURA DE CONCRETO CONSTITUÍDA DE GEOTEXTIL NÃOTECIDO, COM RESISTÊNCIA TRAÇÃO LONGITUDINAL MÍNIMA DE 05 KN/M COM UM FILME DE POLIETILENO ADERIDO E PERFURADO, EM UMA DAS FACES.

DOCUMENTAÇÃO FOTOGRÁFICA

Placa Geral da Obra.
Início serviços de instalação do geotêxtil Bidim CC -10 nas fundações.
Início serviços de instalação do geotêxtil Bidim CC-10 nas fundações.
Detalhe da instalação do geotêxtil Bidim CC-10.
Detalhe da eficiência da cura de concreto da área molhada.
Vista geral da estrutura de construção
do velódromo.
Instalação do geotêxtil Bidim CC-10 nas colunas de sustentação da estrutura metálica de cobertura do Velódromo.
Lançamento e instalação do geotêxtil Bidim CC-10 na pista do velódromo.
Lançamento e instalação do geotêxtil Bidim CC-10 na pista do velódromo.
Início da colocação do geotêxtil Bidim
CC-10 nos pilares de fundação da estrutura do velódromo.
Início da instalação do geotêxtil Bidim
CC-10 nos pilares de fundação da estrutura do velódromo.
Vista aérea do Complexo Esportivo do Autódromo – Velódromo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.