Autor: Departamento Técnico – Atividade Bidim
DADOS GERAIS
Assunto
Utilização de geotêxtil Bidim em sistema de drenagem profunda ao longo da Concessionária Rio -Teresópolis S.A
Local
CRT (BR – 116/RJ), Trecho Além Paraíba – Teresópolis, RJ.
Descrição
A necessidade de drenagem no pavimento motivou a construção de drenos profunda ao longo do pavimento para reduzir a incidência de água na estrutura do pavimento. Foram realiza drenos em 32 Km da rodovia, desde o trecho que sai da entrada para Magé até a subida da serra próximo ao distrito de Guapimirim. Ao longo de toda a rodovia foram aplicar drenos longitudinais, conduzindo as águas através de tubos drenos em PEAD flexível DN170, liga aos drenos transversais instala a cada 50 m de extensão conduzindo as águas até o bueiro do talude.
Quantidade
100.740,00 m² de Manta Geotêxtil Bidim RT-10
Data de execução
Entre setembro de 2007 a junho de 2008
Projetista
CRT Concessionária Rio-Teresópolis S.A.
Construtora
Construtora Metropolitana S/A
Proprietário
CRT – Concessionária Rio Teresópolis S.A
DETALHES DA OBRA
Apesar de conhecida como Rio -Teresópolis (BR-116/RJ), a rodovia corta importantes municípios, desde a Baixada Fluminense, como Duque de Caxias e Magé, subindo a Serra Órgãos com seu magnífico Parque Nacional, passando por Guapimirim e Teresópolis, até alcançar os municípios de do Vale do Rio Preto e Sapucaia, na fronteira com Além-Paraíba em Minas Gerais.
Tendo como acionistas iniciais a Construtora OAS Ltd., Carioca Christiane- Nielsen Engenharia, Strata Concessões (Grupo EIT) e Queiroz Galvão Participações e Concessões, e contando desde 2002 com a participação de investidores institucionais através de fundo de pensão, a CRT desenvolveu aos longos anos um amplo programa de obras, visando adequar a rodovia aos modernos padrões internacionais em termos de conforto e segurança.
A pista foi aberta com o auxílio de uma fresadora e respectiva construção de valas para o sistema drenante com espessuras variando entre 20 cm e 30 cm de profundidade, dependendo do tipo do subleito. Após a fresagem, foi executado o corte com a retroescavadeira na lateral da pista junto ao acostamento com dimensões de 50 x 50 x 50 cm para o posterior instalação do geotêxtil Bidim RT-10 na vala de drenagem, e instalação do tudo dreno em PEAD DN 170 preenchido com brita 2.
Ao longo da rodovia a cada 50 m foi executado um dreno transversal ao eixo da pista principal, revestido com geotêxtil Bidim RT-10, brita 2 e tubo perfurado DN160, drenando a água da pista para o bueiro do talude.
Após a execução da drenagem, foram executadas as camadas da estrutura do pavimento, primeiramente lançando-se uma camada de BSG (Brita Graduada Simples) da base drenante e após esta aplicação, optou-se pelo lançamento de um novo CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente).
Após 72 horas da execução foi passada a viga Benkelman e foi feita a retirada de corpos de prova objetivando o controle de qualidade da execução.
DESCRIÇÃO DOS GEOSSINTÉTICOS UTILIZADOS
Manta Geotêxtil Bidim RT-10
MANTA GEOTÊXTIL NÃOTECIDO, 100% POLIÉSTER COM RESISTÊNCIA TRAÇÃO LONGITUDINAL MÍNIMA DE 10 KN/M E TRAÇÃO TRANSVERSAL MÍNIMA DE 09 KN/M