UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTIL BIDIM EM SISTEMA DE DRENAGEM PROFUNDA NA RODOVIA BR116 TRECHO ALÉM PARAÍBA-TERESÓPOLIS RJ

Autor: Departamento Técnico – Atividade Bidim

DADOS GERAIS

Assunto

Utilização de geotêxtil Bidim em sistema de drenagem profunda ao longo da Concessionária Rio -Teresópolis S.A

Local

CRT (BR – 116/RJ), Trecho Além Paraíba – Teresópolis, RJ.

Descrição

A necessidade de drenagem no pavimento motivou a construção de drenos profunda ao longo do pavimento para reduzir a incidência de água na estrutura do pavimento. Foram realiza drenos em 32 Km da rodovia, desde o trecho que sai da entrada para Magé até a subida da serra próximo ao distrito de Guapimirim. Ao longo de toda a rodovia foram aplicar drenos longitudinais, conduzindo as águas através de tubos drenos em PEAD flexível DN170, liga aos drenos transversais instala a cada 50 m de extensão conduzindo as águas até o bueiro do talude.

Quantidade

100.740,00 m² de Manta Geotêxtil Bidim RT-10

Data de execução

Entre setembro de 2007 a junho de 2008

Projetista

CRT Concessionária Rio-Teresópolis S.A.

Construtora

Construtora Metropolitana S/A

Proprietário

CRT – Concessionária Rio Teresópolis S.A

DETALHES DA OBRA

Apesar de conhecida como Rio -Teresópolis (BR-116/RJ), a rodovia corta importantes municípios, desde a Baixada Fluminense, como Duque de Caxias e Magé, subindo a Serra Órgãos com seu magnífico Parque Nacional, passando por Guapimirim e Teresópolis, até alcançar os municípios de   do Vale do Rio Preto e Sapucaia, na fronteira com Além-Paraíba em Minas Gerais.

Tendo como acionistas iniciais a Construtora OAS Ltd., Carioca Christiane- Nielsen Engenharia, Strata Concessões (Grupo EIT) e Queiroz Galvão Participações e Concessões, e contando desde 2002 com a participação de investidores institucionais através de fundo de pensão, a CRT desenvolveu aos longos anos um amplo programa de obras, visando adequar a rodovia aos modernos padrões internacionais em termos de conforto e segurança.

A pista foi aberta com o auxílio de uma fresadora e respectiva construção de valas para o sistema drenante com espessuras variando entre 20 cm e 30 cm de profundidade, dependendo do tipo do subleito. Após a fresagem, foi executado o corte com a retroescavadeira na lateral da pista junto ao acostamento com dimensões de 50 x 50 x 50 cm para o posterior instalação do geotêxtil Bidim RT-10 na vala de drenagem, e instalação do tudo dreno em PEAD DN 170 preenchido com brita 2.

Ao longo da rodovia a cada 50 m foi executado um dreno transversal ao eixo da pista principal, revestido com geotêxtil Bidim RT-10, brita 2 e tubo perfurado DN160, drenando a água da pista para o bueiro do talude.

Após a execução da drenagem, foram executadas as camadas da estrutura do pavimento, primeiramente lançando-se uma camada de BSG (Brita Graduada Simples) da base drenante e após esta aplicação, optou-se pelo lançamento de um novo CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente).

Após 72 horas da execução foi passada a viga Benkelman e foi feita a retirada de corpos de prova objetivando o controle de qualidade da execução.

DESCRIÇÃO DOS GEOSSINTÉTICOS UTILIZADOS

Manta Geotêxtil Bidim RT-10

MANTA GEOTÊXTIL NÃOTECIDO, 100% POLIÉSTER COM RESISTÊNCIA TRAÇÃO LONGITUDINAL MÍNIMA DE 10 KN/M E TRAÇÃO TRANSVERSAL MÍNIMA DE 09 KN/M

DOCUMENTAÇÃO FOTOGRÁFICA

Estas fotos descrevem o estado inicial do pavimento antes da execução serviços- /09/07.
Vista da trincheira longitudinal ao longo da pista.
Detalhe da trincheira transversal ao lado da pista no acostamento.
Imagem do perfil do solo da vala de drenagem.
Vala de drenagem com o lançamento do geotêxtil Bidim RT-10.
Detalhe da vala de drenagem com o lançamento da Manta
Geotêxtil Bidim RT-10.
Imagem do lançamento da brita e do tubo dreno DN170 no interior da trincheira drenante.
Envelopamento da trincheira drenante com o geotêxtil Bidim RT-10.
Início da colocação da nova base de
CBUQ.
Imagem final do trecho pronto já executado com detalhe do dreno transversal.

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