UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTIL BIDIM EM RESTAURAÇÃO DE PAVIMENTO FLEXÍVEL RODOVIA AYRTON SENNA – KM 51+400



Autor:
 Departamento Técnico – Atividade Bidim

Revisado JANEIRO 2011- Departamento Técnico Mexichem Bidim Ltda.

DADOS GERAIS

Assunto

Restauração de Pavimento Flexível

Local

Km 51+400 da Rodovia Ayrton Senna (SP-70)

Descrição do problema

Trecho experimental com a utilização de Manta Geotêxtil Bidim RT-08 como camada anti-reflexão de trincas na restauração de pavimento flexível na rodovia Ayrton Senna (SP-70), no trecho compreendido entre o km 51+400 e o km 52. O trecho em questão, com volume de tráfego elevado, tem sido monitorado desde 1999, demonstrando que o emprego de Bidim realmente inibiu o aparecimento de trincas de reflexão na superfície do pavimento. Em contraste, o trecho sem Bidim encontra-se completamente trincado.

Quantidade

2.100 m2 de Manta Geotêxtil Bidim RT-08

Data de execução

Junho de 1999

Projetista

Dersa

Construtora

Dersa

Proprietário

Dersa

DESCRIÇÃO DO GEOSSINTÉTICO UTILIZADO

Manta Geotêxtil Bidim RT-08

MANTA GEOTÊXTIL NÃOTECIDO, 100% POLIÉSTER COM RESISTÊNCIA TRAÇÃO LONGITUDINAL MÍNIMA DE 08 KN/M E TRAÇÃO TRANSVERSAL MÍNIMA DE 07 KN/M

CONSIDERAÇÕES

A utilização de geotêxtil como camada anti-reflexão de trincas na restauração de pavimentos é uma técnica consagrada e utilizada no mundo inteiro. Por ser fabricado com poliéster, o Bidim é particularmente adequado para ser empregado em conjunto com o CBUQ devido à sua elevada temperatura de fusão. Além disso, possui elevada resistência mecânica por ser fabricado com filamentos contínuos.

O alto índice de trincamento do pavimento da Rodovia Ayrton Senna (SP-70), rodovia que se desenvolve paralela à via Dutra, motivou a realização de um trecho teste com Bidim em 1999. Desde então o trecho tem sido monitorado, demonstrando que o uso de Bidim na restauração de pavimentos aumenta a vida sua útil.

DOCUMENTAÇÃO FOTOGRÁFICA

As figuras a seguir ilustram o trecho em questão e a diferença no desempenho com e sem o uso de Manta Geotêxtil Bidim RT-08 no que diz respeito a trincamento e afundamento em trilha de roda.
Divisa da Estaca 100.
Afundamentos em Trilha de Roda (ATR) do trecho sem Manta
Geotêxtil Bidim RT-08.
Detalhe do Trecho.
Início do Trecho com Manta Geotêxtil Bidim RT-08.
Trecho com Manta Geotêxtil Bidim RT-08. Sem trincas.
Trecho sem Manta Geotêxtil Bidim
RT-08. Notar a severidade das trincas.

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