Autor: Departamento Técnico – Atividade Bidim
Revisado JANEIRO 2011- Departamento Técnico Mexichem Bidim Ltda.
DADOS GERAIS
Assunto
Restauração de Pavimento Flexível
Local
Km 51+400 da Rodovia Ayrton Senna (SP-70)
Descrição do problema
Trecho experimental com a utilização de Manta Geotêxtil Bidim RT-08 como camada anti-reflexão de trincas na restauração de pavimento flexível na rodovia Ayrton Senna (SP-70), no trecho compreendido entre o km 51+400 e o km 52. O trecho em questão, com volume de tráfego elevado, tem sido monitorado desde 1999, demonstrando que o emprego de Bidim realmente inibiu o aparecimento de trincas de reflexão na superfície do pavimento. Em contraste, o trecho sem Bidim encontra-se completamente trincado.
Quantidade
2.100 m2 de Manta Geotêxtil Bidim RT-08
Data de execução
Junho de 1999
Projetista
Dersa
Construtora
Dersa
Proprietário
Dersa
DESCRIÇÃO DO GEOSSINTÉTICO UTILIZADO
Manta Geotêxtil Bidim RT-08
MANTA GEOTÊXTIL NÃOTECIDO, 100% POLIÉSTER COM RESISTÊNCIA TRAÇÃO LONGITUDINAL MÍNIMA DE 08 KN/M E TRAÇÃO TRANSVERSAL MÍNIMA DE 07 KN/M
CONSIDERAÇÕES
A utilização de geotêxtil como camada anti-reflexão de trincas na restauração de pavimentos é uma técnica consagrada e utilizada no mundo inteiro. Por ser fabricado com poliéster, o Bidim é particularmente adequado para ser empregado em conjunto com o CBUQ devido à sua elevada temperatura de fusão. Além disso, possui elevada resistência mecânica por ser fabricado com filamentos contínuos.
O alto índice de trincamento do pavimento da Rodovia Ayrton Senna (SP-70), rodovia que se desenvolve paralela à via Dutra, motivou a realização de um trecho teste com Bidim em 1999. Desde então o trecho tem sido monitorado, demonstrando que o uso de Bidim na restauração de pavimentos aumenta a vida sua útil.
DOCUMENTAÇÃO FOTOGRÁFICA



Geotêxtil Bidim RT-08.




RT-08. Notar a severidade das trincas.