UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTIL BIDIM COMO ELEMENTO RETARDADOR DE TRINCAS NA RESTAURAÇÃO DA RODOVIA DOS IMIGRANTES EM SÃO PAULO

Autor: Departamento Técnico – Atividade Bidim

DADOS GERAIS

Assunto

Uso da Manta Geotêxtil Bidim RT-08 como elemento retardador de trincas na restauração da Rodovia Imigrantes em Paulo.

Local

Rodovia Imigrantes SP

Descrição do problema

O alto tráfego de caminhões pesa na faixa da direita da rodovia Imigrantes está resultando em vidas de serviço relativamente curtas do pavimento, devido a reflexão das trincas da camada de base, em Brita Graduada Tratada com Cimento (BGTC), com alto potencial para reflexão das trincas.

Solução do problema

A utilização da Manta Geotêxtil Bidim RT-08, com a taxa de impregnação correta, retarda a reflexão das trincas, atuando como desviador da trinca de reflexão, aumentando a vida útil do pavimento. Além de retardar o trincamento, a Manta Geotêxtil Bidim RT-08 atua como elemento impermeabilizante, evitando o bombeamento de finos das camadas subjacentes para a camada de revestimento.

Vantagens da solução

A utilização da Manta Geotêxtil Bidim RT-08 retarda a reflexão das trincas, mantendo a integridade do pavimento por um espaço de tempo maior, resultando em uma economia a médio e longo prazo. A fácil aplicação e o método construtivo semelhante à restauração simples (apenas com CBUQ) facilitam ainda mais o processo.

Quantidade 150.000 m² de Manta Geotêxtil Bidim RT-08.

Data de execução

2004 / 2005

Construtora CR Almeida

Proprietário Ecovias

DESCRIÇAO DOS GEOSSINTÉTICOS UTILIZADOS

Manta Geotêxtil Bidim RT-08

MANTA GEOTÊXTIL NÃOTECIDO, 100% POLIÉSTER COM RESISTÊNCIA TRAÇÃO LONGITUDINAL MÍNIMA DE 08 KN/M E TRAÇÃO TRANSVERSAL MÍNIMA DE 07 KN/M

INTRODUÇÃO

A rodovia Imigrantes liga a cidade de Paulo a baixada santista e registra um alto tráfego de veículos leves devido ao litoral e um alto tráfego de veículos pesa devido ao Porto de Santos.

A estrutura do pavimento consiste basicamente em um revestimento de 21 cm de CBUQ e uma base de brita graduada tratada com cimento (BGTC), com espessura variada. O projeto consiste em fresar a camada de CBUQ até alcançar a base de BGTC, com posterior tratamento das trincas existente na base cimentada. Após a fresagem, aplicou-se uma camada de Manta Geotêxtil Bidim RT-08 e 7 cm de CBUQ, com taxa de imprimação em torno de 1,2 l/m2, suficientes para prover a ligação entre a camada de base e o geotêxtil e entre o geotêxtil e a camada nova de pavimento. Após a aplicação 7 cm de CBUQ, aplicou-se mais uma camada de Manta Geotêxtil Bidim RT-08 e mais 14 cm de CBUQ, perfazendo um total de 21 cm de capa com duas camadas de Manta Geotêxtil Bidim RT-08.

Esta solução visou diminuir as interferências de manutenção no pavimento existente, e aumentar a vida útil do sistema. a Manta Geotêxtil Bidim RT-08 atua como elemento retardador das trincas e como elemento impermeabilizante, evitando (após o trincamento) o bombeamento de finos provenientes da camada cimentada. A aplicação está proporcionando ótimos resulta.

4 DESENHO ESQUEMÁTICO

ESTRUTURA DO PAVIMENTO

ESTRUTURA DO PAVIMENTO

                      BIDIM RT-08                                                                                           

                                                                      CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente)                   14 cm

                BIDIM RT-08                                                                                                            

                                                                     CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente)                   7 cm

                                                                     BGTC (Brita Graduada Tratada com Cimento)                        Variável

Figura 01 Estrutura do Pavimento.

DOCUMENTAÇÃO FOTOGRÁFICA

Vista Geral da Obra.
Trincamento no pavimento existente.
Pavimento Fresado.
Primeira Imprimação (sobre o pavimento fresado).
Início da aplicação da Manta Geotêxtil Bidim RT-08.
Aplicação da Manta Geotêxtil Bidim RT-08.
Vista geral da obra com a Manta Geotêxtil Bidim RT-08 aplicado.
Segunda aplicação de ligante (sobre a Manta Geotêxtil Bidim RT-08).
Salgamento da Manta Geotêxtil Bidim
RT-08
(para evitar que as rodas caminhões grudem na Manta Geotêxtil Bidim RT-08).
Aplicação do CBUQ sobre a Manta Geotêxtil Bidim RT-08.
Compactação do CBUQ.

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