UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTIL BIDIM COMO ELEMENTO DE SEPARAÇÃO, FILTRAÇÃO E DRENAGEM EM MALHA FERROVIÁRIA URUGUAI



Autor:
 Departamento Técnico – Atividade Bidim

Revisado JANEIRO 2011- Departamento Técnico Mexichem Bidim Ltda.

DADOS GERAIS

Assunto

Separação, drenagem e filtração em vias férreas.

Local

Uruguai

Descrição do problema

A Administração de Ferrocarriles del Estado (AFE), responsável pela malha ferroviária do Uruguai, está executando várias obras de recuperação e implantação de sistemas de drenagem em diversas estações e trechos da malha viária (Montevideo, Florida, 25 de agosto, Lãs Piedras e Florida). Os trechos e estações são muito antigos, portanto o lastro de brita do leito ferroviário foi executado diretamente sobre o solo fino de base. Com a ação de cargas cíclicas e precipitações pluviométricas ao longo do tempo, uma intensa migração de partículas finas do solo de base para o lastro ferroviário ocorreu (fenômeno conhecido como “bombeamento de finos”) e provocou dois problemas principais: contaminação do lastro de brita e deformação excessiva do leito ferroviário, em diversos pontos.

Solução Bidim

Para solucionar os problemas acima apresenta a AFE decidiu implantar um sistema de separação, filtração e drenagem ao longo do leito ferroviário. O sistema consiste na instalação de um geotêxtil Bidim RT-21 entre a camada de lastro e o solo de base, bem como num sistema de drenagem longitudinal e transversal à via férrea empregando o geotêxtil Bidim RT-21 e tubo-dreno.

Detalhes da solução

Dreno longitudinal com seção transversal de 30 cm x 30 cm, 5% de declividade, conectado a drenos transversais para condução das águas ao destino final; Superfície do solo de base conformada com um caimento de 3% no sentido do sistema de drenagem longitudinal; Geotêxtil Bidim RT-21 instalado sobre o solo da base e contorno das trincheiras, exercendo a função de elemento de separação e filtração entre a base e a camada de lastro, evitando a contaminação deste; Adição de areia grossa e pedrisco (ambas as camadas com 5 cm de espessura) entre o geotêxtil Bidim RT-21 e o lastro para proteção do geotêxtil contra o efeito de puncionamento.

Benefícios da solução

Prevenção da contaminação do lastro (bombeamento de finos) e eliminação de deformações acentuadas ao longo da via; rápido escoamento das águas ao sistema de drenagem; custos mais baixos de manutenção; maior vida útil da infraestrutura da via.

Quantidade

Manta geotêxtil Bidim RT-21 instala em aproximadamente 5 km de linhas e estações.

Data de execução

2002

Projetista

Gustavo Testamentei e Carlos Leon

Construtora

Teima

Proprietário

Administração de Ferrocarriles del Estado (AFE)

DESCRIÇÃO DO GEOSSINTÉTICO UTILIZADO

Manta Geotêxtil Bidim RT-21

MANTA GEOTÊXTIL NÃOTECIDO 100% POLIÉSTER COM RESISTÊNCIA TRAÇÃO LONGITUDINAL MÍNIMA DE 21 KN/M E TRAÇÃO TRANSVERSAL MÍNIMA DE 19 KN/M

DESENHOS ESQUEMÁTICOS

Figura 1 Seção longitudinal e transversal do sistema de drenagem da linha férrea.

DOCUMENTAÇÃO FOTOGRÁFICA

Aspecto do local antes do início trabalhos.
Aspecto do local antes do início trabalhos.
Instalação da Manta Geotêxtil Bidim RT-21 para separação após a remoção trilhos, dormentes e da
camada de lastro contaminada pelos finos.
Instalação trilhos e
execução da trincheira.
Execução do dreno transversal com Manta Geotêxtil Bidim RT-21.
Vista final da obra.

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