UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTIL BIDIM COMO ELEMENTO DE SEPARAÇÃO E REFORÇO NA RECONSTRUÇÃO DE PAVIMENTO EM SÃO JOSÉ DOS PINHAIS PR

Autor: Departamento Técnico – Atividade Bidim

DADOS GERAIS

Assunto

Utilização do geotêxtil Bidim como elemento de separação e reforço na reconstrução de pavimento.

Local

   Pinhais PR.

Descrição do problema

O pavimento existente estava com aproximadamente 20 anos de uso. A baixa capacidade de suporte do subleito causou afundamentos, ondulações e a presença de pontos “borracho” causando muito desconforto aos usuários que utilizavam esta via. O perfil do pavimento é, 5 cm de capa asfáltica, 35 cm de saibro e uma turfa variando de 2 m a 6 m no subleito. A rua em questão tem 800 m de comprimento e uma largura variando de 7 a 8 m.

Descrição da solução

Remoção do pavimento existente e uma parte da base. Aplicação de geotêxtil Bidim RT-14 sobre esta base compactada, atuando como elemento de separação e reforço.

O projeto inicial contemplava a remoção do pavimento e do saibro existente, e remoção de uma camada de aproximadamente 1 m do solo de subleito. Sobre este solo seria aplicada uma camada de areia, saibro e brita graduada, e acima desta o CBUQ. A solução proposta com Manta Geotêxtil Bidim RT-14 contempla a remoção apenas da camada de asfalto e uma delgada camada da base, e acima desta camada de base seria aplicado o geotêxtil Bidim RT-14, uma camada de brita graduada e o CBUQ, reduzindo drasticamente os custos da obra.

Vantagens da solução

Rapidez de execução, mão-de-obra reduzida, custo reduzido se comparado com remoção total da estrutura do pavimento e descompactação do solo mole.

A opção de se utilizar a Manta Geotêxtil Bidim RT-14 nesta obra gerou uma redução de custos considerável, visto que a redução das camadas de agrega foi elevada.

Quantidade

10.000 m² de Manta Geotêxtil Bidim RT-14.

Data de execução

2005

Proprietário

Prefeitura Municipal de    Pinhais – PR.

Construtora

Prefeitura Municipal de    Pinhais – PR.

Projetista

Prefeitura Municipal de    Pinhais – PR.

2 DESCRIÇAO DO GEOSSINTÉTICO UTILIZADO

Manta Geotêxtil Bidim RT-14

MANTA GEOTÊXTIL NÃOTECIDO 100% POLIÉSTER COM RESISTÊNCIA TRAÇÃO LONGITUDINAL MÍNIMA DE 14 KN/M E TRAÇÃO TRANSVERSAL MÍNIMA DE KN/M.

  • DESENHO ESQUEMÁTICO

Figura 1 Seção transversal típica do projeto inicial.     

Figura 2 Projeto executado com Manta Geotêxtil Bidim RT-14

DOCUMENTAÇÃO FOTOGRÁFICA

Solo de subleito (Turfa).
Instalação do geotêxtil Bidim RT-14.
Lançamento brita graduada sobre o geotêxtil Bidim RT-14.
Detalhe da costura do geotêxtil Bidim RT-14.
Espalhamento da brita graduada.
Compactação da brita graduada sobre o geotêxtil Bidim RT-14.
Vista do caminhão espalhando água sobre a brita graduada.
Compactação da borda, detalhe do geotêxtil Bidim RT-14 que será envelopado com uma largura de ancoragem variando de 0,7 m a 1 m.
Aplicação e compactação do CBUQ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.