Autor: Departamento Técnico – Atividade Bidim
Revisado JANEIRO 2011- Departamento Técnico Mexichem Bidim Ltda.
DADOS GERAIS
Descrição da solução
Emprego de geotêxtil Bidim em uma ou várias camadas na base do aterro, de forma a evitar a ruptura da borda e garantir a segurança da obra no curto e no longo prazo (fase de operação). Foi elaborado um estudo da estabilidade do aterro para cada trecho de duplicação para as situações de curto e de longo prazo. Este estudo deu origem a uma dissertação de mestrado e a trabalhos de congresso.
Vantagens da solução
Rapidez de execução, facilidade construtiva, custo relativamente baixo comparado às demais alternativas, tais como troca de solo, drenos verticais, estaqueamento e bermas de equilíbrio. Estas vantagens são particularmente importantes quando se consideram peculiaridades do trecho como a elevada variabilidade de alturas de aterro e de espessuras de solo mole, bem como de resistência não-drenada do solo da fundação.
Quantidade
130.000 m² de geotêxtil Bidim RT-31
Data de execução
De janeiro a junho de 2000.
Proprietário Departamento de Estradas de Rodagem.
Projetista
Apoio de consultoria.
Construtora
SD Construções.
2 DESCRIÇÃO DO GEOSSINTÉTICO UTILIZADO
Manta Geotêxtil Bidim RT-10
MANTA GEOTÊXTIL NÃOTECIDO, 100% POLIÉSTER COM RESISTÊNCIA TRAÇÃO LONGITUDINAL MÍNIMA DE 10 KN/M E TRAÇÃO TRANSVERSAL MÍNIMA DE 09 KN/M
Manta Geotêxtil Bidim RT-21
MANTA GEOTÊXTIL NÃOTECIDO 100% POLIÉSTER COM RESISTÊNCIA TRAÇÃO LONGITUDINAL MÍNIMA DE 21 KN/M E TRAÇÃO TRANSVERSAL MÍNIMA DE 19 KN/M
Manta Geotêxtil Bidim RT-31
MANTA GEOTÊXTIL NÃOTECIDO 100% POLIÉSTER COM RESISTÊNCIA TRAÇÃO LONGITUDINAL MÍNIMA DE 31 KN/M E TRAÇÃO TRANSVERSAL MÍNIMA DE 27 KN/M
3 DESENHO ESQUEMÁTICO
Figura 1 Seção transversal típica do aterro sobre solo mole.

DOCUMENTAÇÃO FOTOGRÁFICA


Imprimação com emulsão
asfáltica RR2C.

Este sistema é essencial para drenagem das águas devido ao adensamento do solo mole.
Por exemplo, para um recalque da ordem de 1 m, o volume de água para base de 24 m é da ordem de 2.000 m³ ou 2 milhões de litros de água
para cada 100 m de rodovia.

Notar as trilhas de rodas no solo mole.



Notar uma trincheira drenante em primeiro plano.

