UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTIL BIDIM COMO ELEMENTO DE REFORÇO EM ATERRO SOBRE SOLO MOLE RODOVIA RÉGIS BITTENCOURT KM 524 SP/PR



Autor:
 Departamento Técnico – Atividade Bidim

Revisado JANEIRO 2011- Departamento Técnico Mexichem Bidim Ltda.

DADOS GERAIS

Descrição da solução

Emprego de geotêxtil Bidim em uma ou várias camadas na base do aterro, de forma a evitar a ruptura da borda e garantir a segurança da obra no curto e no longo prazo (fase de operação). Foi elaborado um estudo da estabilidade do aterro para cada trecho de duplicação para as situações de curto e de longo prazo. Este estudo deu origem a uma dissertação de mestrado e a trabalhos de congresso.

Vantagens da solução

Rapidez de execução, facilidade construtiva, custo relativamente baixo comparado às demais alternativas, tais como troca de solo, drenos verticais, estaqueamento e bermas de equilíbrio. Estas vantagens são particularmente importantes quando se consideram peculiaridades do trecho como a elevada variabilidade de alturas de aterro e de espessuras de solo mole, bem como de resistência não-drenada do solo da fundação.

Quantidade

130.000 m² de geotêxtil Bidim RT-31

Data de execução

De janeiro a junho de 2000.

Proprietário Departamento de Estradas de Rodagem.

Projetista

Apoio de consultoria.

Construtora

SD Construções.

2 DESCRIÇÃO DO GEOSSINTÉTICO UTILIZADO

Manta Geotêxtil Bidim RT-10

MANTA GEOTÊXTIL NÃOTECIDO, 100% POLIÉSTER COM RESISTÊNCIA TRAÇÃO LONGITUDINAL MÍNIMA DE 10 KN/M E TRAÇÃO TRANSVERSAL MÍNIMA DE 09 KN/M

Manta Geotêxtil Bidim RT-21

MANTA GEOTÊXTIL NÃOTECIDO 100% POLIÉSTER COM RESISTÊNCIA TRAÇÃO LONGITUDINAL MÍNIMA DE 21 KN/M E TRAÇÃO TRANSVERSAL MÍNIMA DE 19 KN/M

Manta Geotêxtil Bidim RT-31

MANTA GEOTÊXTIL NÃOTECIDO 100% POLIÉSTER COM RESISTÊNCIA TRAÇÃO LONGITUDINAL MÍNIMA DE 31 KN/M E TRAÇÃO TRANSVERSAL MÍNIMA DE 27 KN/M

3 DESENHO ESQUEMÁTICO

Figura 1 Seção transversal típica do aterro sobre solo mole.

DOCUMENTAÇÃO FOTOGRÁFICA

Trecho a ser aterrado, notando-se a argila orgânica preta em primeiro plano. Do lado esquerdo da foto nota-se trecho da rodovia existente.
2ª Etapa:
Imprimação com emulsão
asfáltica RR2C.
Vista em primeiro plano do sistema de trincheiras drenantes com geotêxtil Bidim.
Este sistema é essencial para drenagem das águas devido ao adensamento do solo mole.
Por exemplo, para um recalque da ordem de 1 m, o volume de água para base de 24 m é da ordem de 2.000 m³ ou 2 milhões de litros de água
para cada 100 m de rodovia.
Vista da trincheira drenante lateral e do aterro em segundo plano.
Notar as trilhas de rodas no solo mole.
Detalhe da saída lateral da trincheira drenante.
Espalhamento do material de aterro sobre o geotêxtil Bidim.
Espalhamento do aterro sobre o geotêxtil Bidim.
Notar uma trincheira drenante em primeiro plano.
Vista geral da execução da obra.
Trecho de obra concluído.

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