UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTIL BIDIM COMO CAMADA ANTI-REFLEXÃO DE TRINCAS NA RESTAURAÇÃO DA RODOVIA BR-392 PELOTAS RS

Autor: Departamento Técnico – Atividade Bidim

DADOS GERAIS

Assunto

Utilização de geotêxtil Bidim como camada anti-reflexão de trincas na restauração da rodovia BR-392, Km 108.

Local

Pelotas-RS.

Descrição do problema

O alto tráfego existente na rodovia BR-392 proveniente do escoamento da safra para o Porto de Rio Grande, ocasionou o trincamento do pavimento da rodovia em questão. Este trincamento se refletirá rapidamente para a camada de recapeamento se não optasse por uma solução eficaz.

Descrição da solução

A solução adotada foi a fresagem de 5 cm do pavimento existente, com uma posterior fresagem de 1,0 cm (regularização), aplicação do geotêxtil Bidim RT e por final a aplicação de uma capa de 4,0 cm de CBUQ.

Vantagens da solução

A utilização de geotêxtil Bidim retarda a reflexão das trincas, mantendo a integridade do pavimento por um espaço de tempo maior, resultando em uma economia a médio e longo prazo. A fácil aplicação e o método construtivo semelhante à restauração simples (apenas com CBUQ) facilitam ainda mais o processo.

Quantidade

740 m² de geotêxtil Bidim (1ª etapa).

Data de execução Setembro de 2006.

Proprietário

Ecosul Rodovias do Sul

Projetista

Ecosul Fernando Wickert

Construtora

Ecosul Rodovias do Sul

DETALHES DA OBRA

Foi realizado um trecho-teste com extensão de 200 m utilizando-se geotêxtil Bidim e 100 m sem a utilização, tendo assim parâmetros para comparação. O trecho em questão envolveu áreas planas e inclinadas, com e sem a presença de geotêxtil Bidim.

O trecho-teste proposto sugeriu a utilização de geotêxtil Bidim entre as camadas de pavimento (nova e antiga), diminuindo assim o potencial de reflexão de trincas do pavimento existente para o pavimento novo. Esta solução visou diminuir as interferências de manutenção no pavimento existente, e aumentar a vida útil do sistema. O geotêxtil Bidim atua como elemento retardador de trincas e como elemento impermeabilizante, evitando o bombeamento de finos provenientes da camada cimentada após o trincamento.

Para a impregnação do geotêxtil Bidim foi aplicado um banho de emulsão, com uma taxa residual de aproximadamente 0,8 l/m2. Esta taxa residual serve para que haja completa adesão entre o geotêxtil Bidim e a camada antiga do pavimento e entre o geotêxtil Bidim e a camada nova do pavimento, garantindo assim a integridade do sistema e o seu ótimo desempenho.

Esta solução visou diminuir as interferências de manutenção no pavimento existente, e aumentar a vida útil do sistema. O geotêxtil Bidim atua como elemento retardador das trincas e como elemento impermeabilizante, evitando (após o trincamento) o bombeamento de finos provenientes da camada cimentada.

A seguir apresenta-se o procedimento utilizado para restauração do pavimento em questão:

  • Fresagem do pavimento degradado;
  • Reperfilagem = 1,0 cm;
  • 1º banho = 0,8 litros/m2 aplicado;
  • Instalação do geotêxtil Bidim após rompimento da emulsão;
  • Rolagem com rolo pneumático (1 passada, provendo a penetração invertida);
  • 2º banho = 0,55 litros/m² aplicado;
  • Salgamento trilhos da acabadora de asfalto após ruptura da emulsão; – Espalhamento e compactação de 4,0 cm CBUQ.

DOCUMENTAÇÃO FOTOGRÁFICA

Marcação do trecho-teste.
Situação do pavimento antes da
fresagem.
Trincamento existente.
Fresagem do pavimento.
Trincamento no pavimento fresado.
Vista geral do pavimento fresado.
Vista geral da obra.
Aplicação do geotêxtil Bidim após primeira aplicação de ligante
Rolagem do geotêxtil Bidim.
Segunda aplicação de ligante.
Aplicação e compactação do CBUQ.
Vista geral do pavimento executado.

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