UTILIZAÇÃO DA GEOMEMBRANA PARA CONSTRUÇÃO DE CANAL DE PCH

Cliente: Tamboril Energética    

Tipo de Obra: Construção de canal de PCH

Data: outubro/2017

Materiais Utilizados: Geomembrana PEAD 1,50 mm / Geocomposto Drenante 2GT

Local: Zona Rural, Palestina de Goiás, GO

Quantidade: 32.000 m²

Cliente e necessidade da obra:

A empresa Tamboril Geração de Energia S.A. iniciou suas operações em 2011. Sua principal atividade é a geração de energia elétrica. 


A PCH Tamboril possui capacidade de gerar 29,3 MW de energia, onde toda a energia gerada é transportada e conectada à Subestação de Iporá, atendendo uma população de cerca de 150 mil pessoas. Com a disponibilização desta energia, a região ganhou um extraordinário reforço energético, possibilitando a instalação de grandes indústrias na região do oeste goiano.

O canal de adução possui aproximadamente 7 Km de extensão e as dimensões médias da seção com necessidade de tratamento são: 15 m de base, 6,5 m de profundidade e 5,0 m de altura de água, com sua totalidade revestida de Geomembrana de PEAD 1,50 mm, gerando velocidade de 0,4 m/s e vazão de 45 m³/s. 

O local possui o solo rochoso (figura 1) e o canal de adução que estava em funcionamento apresentou erosão dos taludes e, consequentemente, o arraste/perfuração da Geomembrana de PEAD 1,50 mm em um trecho de aproximadamente 700 m, possivelmente ocasionado pela falta da instalação de drenos subsuperficiais e de canaletas de água pluvial. Sendo assim, a equipe da Tamboril    Energética    contatou    a    equipe    técnica    da    Roma    Soluções     em Geossintéticos a para elaboração de uma solução técnica viável.

Figura 1: Solo local rochoso e os taludes erodidos.

Processo construtivo:

A equipe Técnica Roma recebeu o projeto de recuperação e tratamento da seção que apresentou o problema, sendo especificado o uso de Geocélulas preenchida com solo cimento para a estabilização do talude e a devida proteção mecânica da Geomembrana, porém, apesar de funcional, o projeto geraria um investimento que ultrapassaria o previsto e aprovado para a obra. 

Visando a viabilidade técnica e econômica, a equipe Técnica Roma sugeriu a aplicação do RomaDrain Geocomposto 2GT para a proteção mecânica e drenagem dos líquidos, garantido assim, a estabilidade e a proteção do sistema e, consequentemente, atendendo o previsto tecnicamente e economicamente pela Tamboril Energética.
A sugestão técnica foi desenvolvida com os detalhes do substrato ideal para a acomodação dos geossintéticos, as ancoragens longitudinais e transversais para atender a fixação, sistemas de drenagem subsuperficial e drenagem pluvial, condições de fluxo do canal e os respectivos croquis de apresentação (figura 2).  

Figura 2: Sugestão Técnica Roma contemplando RomaDrain Geocomposto 2GT e Geomembrana GeoRoma 1,50 mm.

A sugestão técnica foi aprovada, gerando a instalação de 32.000 m² do RomaDrain Geocomposto 2GT e 32.000 m² de Geomembrana GeoRoma 1,50 mm (figura 3).

Figura 3: Foto da obra desenvolvida através da sugestão técnica Roma – RomaDrain Geocomposto 2GT e Geomembrana GeoRoma 1,50 mm.

As bobinas do Romadrain Geocomposto 2GT foram fornecidas especialmente com 2,0 m de largura e 40 m de comprimento, projetadas para a maior eficiência e praticidade na instalação, pois permitiram que envolvessem toda a seção do canal sem necessidade de cortes/emendas do produto. O produto Geocomposto Romadrain 2GT é formado com o núcleo de Georrede de PEAD e ambas as faces acopladas a um Geotêxtil Nãotecido, gerando a proteção mecânica da Geomembrana em função do solo rochoso local e a fácil drenagem de águas provindas de chuvas e/ ou lençol freático. Para fixação, foram utilizadas as valas longitudinais de ancoragem da Geomembrana GeoRoma 1,50 mm. 

Para o correto dimensionamento da espessura necessária da Geomembrana, de modo a atender os esforços com segurança, foi utilizada a equação 1 usualmente utilizada na literatura técnica, resultando na especificação da Geomembrana 1,50 mm.

Equação 1: Determinação da espessura necessária da Geomembrana GeoRoma.

Resultado: 

Os 700 m do canal de adução foram recuperados com eficiencia técnica e econômica, conforme as soluções disponibilizadas pela Roma, gerando mais um caso de sucesso catalogado pela empresa (figura 4).

Figura 04: Canal concluído – Solução Roma Soluções em Geossintéticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.