UTILIZAÇÃO DA GEOMEMBRANA PARA ATERRO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS

DADOS GERAIS

Cliente: Viapav Construções
Tipo de Obra: Aterro de Resíduos Sólidos Urbanos
Data: 16/06/2016
Local: Presidente Epitácio-SP
Material Utilizado: Reservatório de Geomembrana em PEAD 2,0 mm

Necessidade da obra:

O município de Presidente Epitácio, localizado no estado de São Paulo, possui uma população estimada em 43.500 habitantes, sendo famosa por possuir uma bonita orla fluvial às margens do Rio Paraná. É considerada uma cidade turística, pois em períodos de festas, habitantes e turistas da cidade chegam a 93.000 pessoas. Devido ao crescimento populacional, se fez necessário um aterro sanitário eficiente para atender o município de acordo com as normas ambientais brasileiras.
O aterro sanitário é uma técnica de disposição de resíduos que minimiza os impactos na saúde pública e ao meio ambiente. Tal técnica utiliza princípios de engenharia para confinar os resíduos à menor área possível. Para a funcionalidade do projeto são necessários na impermeabilização o uso de dispositivos que suportem substâncias agressivas, condições climáticas, altas solicitações mecânicas e outras condições existentes, consolidando o uso de materiais geossintéticos nestes dispositivos.

Processo Construtivo:

De forma a suprir a demanda técnica, foi instalado o geossintético Geomembrana de PEAD, atendendo plenamente as recomendações e legislações atualmente vigentes. Para o sistema de drenagem do percolado, foram implantadas valas em formato de “espinha de peixe”, direcionadas para os reservatórios de chorume (também devidamente revestidos com Geomembrana de PEAD). As valas foram revestidas com a própria geomembrana, uma camada protetora de geotêxtil nãotecido e preenchidas com brita e tubo dreno. A Figura a seguir apresenta a etapa de terraplenagem da base, com a execução das trincheiras drenantes do percolado, chamado também de chorume. As Figuras a seguir apresentam a etapa de revestimento da base com a geomembrana de 2,0 mm, que é a comumente especificada para obras deste porte. O serviço de instalação foi executado pela Biogeo Soluções Ambientais.

Resultado:

A obra de implantação do Aterro Sanitário foi finalizada conforme a legislação pertinente, atendendo as recomendações da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB, 1999), sendo projetado para receber e tratar o lixo produzido pelos habitantes, reduzindo ao máximo os impactos causados ao meio ambiente e evitando danos a saúde pública. A Figura a seguir apresenta a área revestida em fase final de preparação para o início das operações de confinamento dos resíduos sólidos urbanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.