RESUMO
Este trabalho relata a aplicação do geotêxtil Bidim (nãotecido agulhado, 100% poliéster, filamentos contínuos) como filtro no colchão drenante e camada separadora em uma quadra de tênis do Grande Hotel Canela.
O PROBLEMA
Implementar um sistema eficiente de drenagem para substituir o antigo filtro tradicional de cascalho de tijolos.
A SOLUÇÃO
A utilização do geotêxtil Bidim RT-10 como elemento principal no sistema de filtração da obra.
DADOS DA OBRA
- DATA DE EXECUÇÃO: Abril de 1992
- LOCALIZAÇÃO: Grande Hotel Canela, município de Canela
- CLIENTE: Grande Hotel Canela
- TIPO DE OBRA: Área Esportiva
- FUNÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM: Filtração e Separação
- QUANTIDADE UTILIZADA: 645 m² Bidim RT-10
APLICAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM
O geotêxtil Bidim foi indicado pelo proprietário do Hotel, que estava preocupado com dois pontos em relação à quadra de tênis, sendo eles:
- Execução de um filtro tradicional em quadra de tênis;
- Eficiência da drenagem na quadra de tênis de saibro.
A execução de um filtro tradicional na quadra traria problemas quanto ao dimensionamento das várias camadas que compõe o filtro e a uma execução mais trabalhosa. A preocupação também era da contaminação do saibro na camada drenante (brita).
A drenagem também foi um ponto que pesou para escolha do geotêxtil Bidim, pois em quadras com piso de saibro não é permitido o acúmulo de poças d’água, o esforço mecânico pés do tenista em uma quadra de saibro molhada provocaria desgastes no piso.
Os desenhos esquemáticos da Figura 1 e 2 apresentam o escoamento superficial da quadra de tênis e sistema de drenagem sob o piso dela.


Junto à parte inferior da camada drenante deve-se instalar tubos para a saída da água que se infiltrou pela superfície. A trincheira de drenagem superficial pode receber e conduzir essas águas.
FUNÇÕES DO GEOTÊXTIL BIDIM
duas as principais funções do geotêxtil Bidim nesta aplicação:
FILTRAÇÃO: Devido a sua textura e elevada permeabilidade, o geotêxtil Bidim retém partículas finas do solo (saibro) e permite o livre fluxo das águas, permitindo assim uma infiltração eficiente de parte das águas de chuva (outra parte se escoa superficialmente), possibilitando uma rápida drenagem da quadra ao mesmo tempo que impede a colmatação do meio drenante, garantindo assim a eficácia e a vida útil do sistema.
SEPARAÇÃO: Instalado entre o meio drenante e a camada final de saibro, o geotêxtil Bidim impede a mistura desses dois materiais, mantendo assim as características e funcionabilidade de cada um deles, evitando que ocorra o inconveniente da interpenetração dois materiais (pedra e saibro) e aparecimento na superfície das “pontas” agrega, muito comuns em sistemas drenantes de quadras com transição granulométrica, e que provocam dificuldades para o jogo, necessitando de constantes reposições de saibro, além da ineficácia do sistema drenante.
INSTALAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM
1ª fase:
Delimitação da quadra de tênis através de uma mureta de pedra de basalto.
2ª fase:
Limpeza do terreno, retirando em alguns lugares solo vegetal (terra preta).
3ª fase:
Execução da trincheira para escoamento da água superficial. Esta trincheira foi feita de alvenaria e a altura dela é igual ao nível da última camada (saibro)
4ª fase:
Lançamento do material drenante (brita 2), após foi passado um rolo compactador para melhor assentamento do material drenante.
5ª fase
Instalação do geotêxtil Bidim sobre o colchão de brita 2 com uma sobreposição de 20 cm entre as mantas, para evitar fuga do material.
6ª fase
Lançamento da camada de areia regular, de espessura de 2 cm, para que o saibro não ficasse em contato direto com o geotêxtil Bidim, servindo como camada de transição.
7ª fase
Lançamento da camada de saibro. O mesmo foi nivelado, pois a quadra apresenta um pequeno caimento do centro para as bordas.
8ª fase
Instalação da tela metálica ao redor da quadra e a fixação da fita branca com as medidas oficiais.
VANTAGENS NA UTILIZAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM
- Aplicação simples, bastando desenrolar a manta sobre a camada drenante;
- União das mantas se dá por sobreposição;
- Menor custo final da quadra pela desnecessidade das camadas de transição granulométricas (filtro tradicional);
- Rápida e fácil execução da quadra sem precisarmos de mão de obra qualificada;
- Excelente capacidade de filtração e drenagem, retendo os finos do saibro, evitando que o mesmo contamine a camada drenante.
DOCUMENTAÇÃO FOTOGRÁFICA







