Autor: Departamento Técnico – Atividade Bidim
Revisado JANEIRO 2011- Departamento Técnico Mexichem Bidim Ltda.
RESUMO
O presente trabalho refere-se à aplicação do geotêxtil Bidim (nãotecido agulhado, 100% poliéster, filamentos contínuos), na restauração do pavimento da Guilherme Furgmann, que se localiza no bairro Cidade Industrial em Curitiba/PR.
A aplicação do geotêxtil Bidim na restauração do pavimento tem como objetivo retardar a aparição das trincas na nova capa do rolamento, assim como formar uma membrana impermeável para o pavimento.
DADOS DA OBRA
Nome
Recapeamento asfáltico da Guilherme Furgmann.
Local
Guilherme Furgmann, no trecho entre as s Sebastião Batista e Travessa Marceneiros no bairro Cidade Industrial em Curitiba/PR.
Contratante
Prefeitura Municipal de Curitiba
Secretaria Municipal de Obras Públicas SMOP
Departamento de Pavimentação
Projetista
Prefeitura Municipal de Curitiba
Secretaria Municipal de Obras Públicas SMOP
Departamento de Pavimentação
Construtora
Tercav Construtora de Obras e Cia Ltda.
Conclusão da Obra
Julho/1997
DESCRIÇÃO DA OBRA
Principais características
– Área de aplicação: 88 m de pista com caixa de 10 m numa área total de 880 m² – Tipo de Geotêxtil utilizado: Bidim RT-10, na quantidade de 1935 m².
Esquemas gráficos
Figura 01 Mapa de Localização.

APLICAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM
Curitiba é uma grande cidade do Sul do país com um problema comum aos grandes centros urbanos: alta incidência de veículos nas ruas. Procurando resolver este problema a Prefeitura Municipal de Curitiba está implantando o Sistema de Binários, isto é, ruas paralelas em locais de grande fluxo de veículos que trabalham em sentido inverso e único, resultando em menores engarrafamentos.
Devido à importância destas vias, a Prefeitura Municipal de Curitiba através da Secretaria Municipal de Obras Públicas Departamento de Pavimentação optou pelo uso de geotêxtil Bidim na restauração do pavimento da Guilherme Furgmann com o objetivo de aumentar a durabilidade do novo revestimento.
O antigo pavimento apresentava um elevado grau de fissuração que certamente provocaria à rápida reflexão das trincas para o novo revestimento, exigindo outra intervenção em espaço de tempo relativamente curto. Para tanto foi especificado o geotêxtil Bidim RT-10, devido a avaliação esforços mecânicos pertencentes à obra.
FUNÇÕES DO GEOTÊXTIL BIDIM
Utilizando-se o geotêxtil Bidim como camada intermediária permite-se a aplicação de três a quatro vezes mais asfalto de imprimação sem risco de exsudação, em comparação com a taxa de imprimação que é requerida no caso de um recapeamento simples. Este fato, por sua vez leva à obtenção seguintes benefícios:
- Impermeabilização do pavimento contra infiltração de águas pluviais, uma vez que os poros da manta são praticamente preenchi e ela não rompe, mesmo após a reflexão das trincas;
- Aderência mais regular entre a camada de recapeamento e o pavimento subjacente, em vista de uma distribuição mais uniforme de imprimação. Este fato leva a um melhor desempenho global da camada de recapeamento.
Além disso, em função da estrutura do pavimento onde o geotêxtil Bidim é incorporado, um ou mais seguintes efeitos mecânicos diretos, podem se manifestar:
- Membrana intermediária de absorção de tensões, no caso das movimentações térmicas da camada trincada subjacente;
- Membrana intermediaria de absorção de deformações provocadas pelas cargas de roda em movimento;
- Retardamento da reflexão de trincas devido ao seu redirecionamento para a horizontal;
- Redução da severidade das trincas refletidas, por meio de um efeito de reforço estrutural, o qual resulta também em um atraso na propagação das trincas.
Para finalizar, deve-se considerar que o melhor sistema para se combater a reflexão de trincas parece ser a combinação de uma membrana intermediária de absorção de tensões, colocada diretamente acima da camada cimentada trincada, com uma membrana de reforço, colocada sob a camada asfáltica. Estar-se-ia reduzindo, por esse meio, tanto as tensões de origem térmica como as provocadas pelas cargas de tráfego.
A conclusão que a experiência de campo tem apontado como válida até o momento é a de que a inserção do sistema geotêxtil Bidim/asfalto é capaz de:
- Propiciar um aumento da vida de reflexão de trincas de uma camada asfáltica de recapeamento, aplicada sobre o pavimento trincado;
- Postergar, por um período significativo, o momento em que o pavimento deva ser novamente restaurado, uma vez que sua degradação, na fase pós-reflexão de trincas, ocorrerá a uma velocidade menor, de forma mais controlada e previsível, em vista de menor severidade das trincas e da impermeabilização superficial.
- Postergar, por um período significativo, o momento em que o pavimento deva ser novamente restaurado, uma vez que sua degradação, na fase pós-reflexão de trincas, ocorrerá a uma velocidade menor, de forma mais controlada e previsível, em vista de menor severidade das trincas e da impermeabilização superficial.
INSTALAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM
Todo o procedimento de instalação da manta geotêxtil Bidim foi feito conforme especificações técnicas engenheiros da Atividade Bidim, com as etapas abaixo:
1ª etapa Limpeza da pista
A limpeza foi feita através de varredura manual, garantindo assim uma superfície limpa e apta a receber a manta geotêxtil Bidim.
2ª etapa Primeira aplicação da pintura de ligação primeiro banho
O primeiro banho, com emulsão asfáltica catiônica do tipo RR-1C, foi determinado de modo a garantir uma película betuminosa, necessária para untar a superfície do pavimento, promover condições de semisaturação e aderência da manta geotêxtil Bidim com o pavimento. Este banho foi feito através de carreta de um caminhão espargidor (taxa de pintura de ligação de 1,2 l/m²).
3ª etapa Instalação da manta Geotêxtil Bidim.
Após a aplicação da pintura de ligação (primeiro banho) esperou-se aproximadamente 20 minutos para haver o rompimento e a cura da emulsão asfáltica. As mantas geotêxtis Bidim foram instaladas com o máximo de cuidado possível para evitar as rugas e um melhor alinhamento sendo instaladas com emendas de topo. As eventuais rugas decorrentes da instalação foram retiradas fazendo-se um corte na parte sem contato com a pintura, retirada do excesso de manta e emenda do topo.
4ª etapa Rolagem da manta geotêxtil Bidim
A rolagem foi feita através de rolo pneumático provocando uma penetração invertida do ligante betuminoso, impregnando totalmente os filamentos do geotêxtil Bidim e dando aderência à superfície.
5ª etapa Pintura de ligação segundo banho
No segundo banho da emulsão asfáltica foi utilizado o mesmo critério do primeiro banho, mas o que variou foi a taxa de pintura de ligação que foi de 0,8 l/m². Após o rompimento e cura da emulsão asfáltica, a via estava totalmente pronta e adequada para receber as misturas betuminosas.
6ª etapa Salgamento da superfície
Para facilitar o movimento caminhões com o asfalto e para preservar a manta de algum dano que venha ocorrer pelas rodas mesmos, foi executado um salgamento de massa asfáltica sobre o geotêxtil Bidim impregnado com a pintura de ligação.
7ª etapa Aplicação das camadas Betuminosas
Foi realizada com vibro acabadora e rolagem com rolo pneumático e rolo liso e aplicação de uma camada de CBUQ na faixa C do DNER.
VANTAGENS NA UTILIZAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM
A utilização do geotêxtil Bidim no recapeamento asfáltico significa:
- Aumento da vida útil do novo pavimento;
- Sensível redução custos de manutenção;
- Excelente relação de custo x benefício a médio e longo prazo; – Redução da espessura de recapeamento para uma mesma vida útil; – Menos Interrupções no tráfego.
RESULTADOS PRÁTICOS OBTIDOS
A melhor alternativa para a restauração do pavimento asfáltico foi a utilização do geotêxtil Bidim, pois apresentou o melhor custo x benefício e menor cronograma de execução.
DOCUMENTAÇÃO FOTOGRÁFICA

Ao fundo: operários aguardando cura da emulsão para instalação do geotêxtil Bidim.

Ao fundo: operários aguardando cura da emulsão para instalação do geotêxtil Bidim.

de ligação + salgamento.



invertida.

