APLICAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM NO RECAPEAMENTO ASFÁLTICO NA AVENIDA PREFEITO LOTHÁRIO MEISSNER JARDIM BOTÂNICO CURITIBA/PR



Autor:
 Departamento Técnico – Atividade Bidim

Revisado JANEIRO 2011- Departamento Técnico Mexichem Bidim Ltda.

RESUMO

O presente trabalho refere-se à aplicação do geotêxtil Bidim (nãotecido agulhado, 100% poliéster, filamentos contínuos), na restauração do pavimento da Avenida Lothário Meissner, localizado no bairro Jardim Botânico em Curitiba/PR.

A aplicação do geotêxtil Bidim na restauração do pavimento tem como objetivo retardar a aparição das trincas na nova capa do rolamento, assim como formar uma membrana impermeável para o pavimento.

DADOS DA OBRA

Nome

Recapeamento asfáltico da Avenida Pref. Lothário Meissner.

Local

Avenida Pref. Lothário Meissner, no trecho entre a Rodovia BR-116 e Eng. Ostarja Roguski no bairro Jardim Botânico em Curitiba/PR.

Contratante

Prefeitura Municipal de Curitiba

Secretaria Municipal de Obras Públicas SMOP

Departamento de Pavimentação

Projetista

Prefeitura Municipal de Curitiba

Secretaria Municipal de Obras Públicas SMOP

Departamento de Pavimentação

Construtora

Andraus Engenharia e Construções Ltda.

Conclusão

Junho/1997

DESCRIÇÃO DA OBRA

Principais características

– Área de aplicação: 160 m de pista com caixa de m numa área total de 1.920 m² – Tipo de geotêxtil utilizado: Bidim RT-10, quantidade de 1.920 m².

Esquemas gráficos

Figura 1 Mapa de localização.

 Figura 2 Detalhe do pavimento.

APLICAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM

Curitiba é uma grande cidade do sul do país com um problema comum aos grandes centros urbanos: alta incidência de veículos nas ruas. Procurando resolver este problema a Prefeitura Municipal de Curitiba está implantando o Sistema de Binários, isto é, ruas paralelas em locais de grande fluxo de veículos que trabalham em sentido inverso e único, resultando em menores engarrafamentos.

Devido à importância destas vias, a Prefeitura Municipal de Curitiba através da Secretaria Municipal de Obras Públicas Depto. de Pavimentação, optou pelo uso de geotêxtil Bidim na restauração do pavimento da Avenida Prefeito Lothário Meissner com o objetivo de aumentar a durabilidade do novo revestimento.

O antigo pavimento apresentava um elevado grau de fissuração que certamente provocaria a rápida reflexão das trincas para o novo revestimento, exigindo uma intervenção em espaço de tempo relativamente curto. Para restauração do mesmo foi especificado o geotêxtil Bidim RT-10 devido à avaliação esforços mecânicos pertencentes à obra.

FUNÇÕES DO GEOTÊXTIL BIDIM

A excelente relação custo x benefício faz com que o revestimento asfáltico seja muito utilizado na construção de pavimentos. Com o tempo, entretanto, há o surgimento de trincas, originadas por:

  • Tráfego pesado;
  • Variações de temperaturas;
  • Condições pluviométricas; etc.

Como medida de restauração, geralmente é feita a aplicação de uma nova capa asfáltica sobre o pavimento trincado. O professor Regis Martins Rodrigues do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), após análise e estudo do projeto original, apresentou a seguinte solução:

  • Fresagem das camadas de capa-espessura de 6 cm;
  • Limpeza da pista;
  • Selagem das trincas e fissuras com CBUQ faixa D do DNER;
  • Primeira pintura de ligação com RR-1C para promover a semisaturação e aderência do geotêxtil;
  • Instalação do geotêxtil Bidim RT-10;
  • Rolagem do geotêxtil Bidim com rolo de pneu;
  • Salgamento da pista;
  • Aplicação da nova capa de rolamento com CBUQ faixa do B do DNER em duas camadas de 4 cm.

INSTALAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM

Todo o procedimento de instalação do geotêxtil Bidim foi feito conforme especificações técnicas engenheiros Atividade Bidim, conforme etapas abaixo: 1ª etapa Limpeza da pista

A limpeza foi feita através de varredura manual, garantindo assim uma superfície limpa e apta a receber a manta geotêxtil Bidim.

2ª etapa Primeira aplicação da pintura de ligação

O primeiro banho, com emulsão asfáltica catiônica do tipo RR-1C, foi determinado de modo a garantir uma película betuminosa, necessária para untar a superfície do pavimento, promover condições de semisaturação e aderência do geotêxtil Bidim com o pavimento. Este banho foi feito através da carreta de um caminhão espargidor (taxa de pintura de ligação de 1,2l/m²).

3ª etapa Instalação do geotêxtil Bidim

Após a aplicação da pintura de ligação (primeiro banho) esperou-se aproximadamente 20 minutos para haver o rompimento e a cura da emulsão asfáltica. Os geotêxtis Bidim foram instalar com o máximo de cuidado possível para evitar rugas e melhor alinhamento, sendo instala com emendas de topo. As eventuais rugas decorrentes da instalação foram retiradas fazendo-se um corte na parte sem contato com a pintura, retirada do excesso de manta e emenda do topo.

4ª etapa Rolagem da manta geotêxtil Bidim

A rolagem foi feita através de rolo pneumático provocando uma penetração invertida do ligante betuminoso, impregnando totalmente os filamentos do geotêxtil Bidim e dando aderência à superfície.

5ª etapa Segunda aplicação da pintura de ligação

No segundo banho da emulsão asfáltica foi utilizado o mesmo critério do primeiro banho, mas o que variou foi a taxa de pintura de ligação que foi de 0,8 l/m². Após o rompimento e cura da emulsão asfáltica, a via estava totalmente pronta e adequada para receber misturas betuminosas.

6ª etapa Salgamento da superfície

Para facilitar o movimento caminhões com o asfalto e para preservar o geotêxtil de algum dano que venha ocorrer pelas rodas mesmos, foi executado um salgamento de massa asfáltica sobre o geotêxtil Bidim impregnado com a pintura de ligação.

7ª etapa Aplicação das camadas betuminosas

Foi realizada com vibro acabadora e rolagem com rolo pneumático e rolo liso a aplicação de uma camada de CBUQ na faixa C do DNER.

VANTAGENS NA UTILIZAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM

A utilização do geotêxtil Bidim no recapeamento asfáltico significa:

  • Aumento da vida útil do novo pavimento;
  • Sensível redução custos de manutenção;
  • Excelente relação de custo x benefício a médio e longo prazo; – Redução da espessura de recapeamento para uma mesma vida útil; – Menos interrupções no tráfego.

A melhor alternativa para a restauração do pavimento asfáltico foi a utilização do geotêxtil Bidim, pois apresentou o melhor custo x benefício e menor cronograma de execução.

DOCUMENTAÇÃO FOTOGRÁFICA

Avenida Prefeito Lothário Meissner antes do recapeamento.
Metade da pista recapeada.
Geotêxtil Bidim já esticado e detalhe da retirada de uma ruga.
Geotêxtil Bidim esticado e ao fundo o tradicional Jardim Botânico (Cartão postal de Curitiba).
Detalhe do geotêxtil Bidim levantado mostrando que ocorreu a impregnação invertida mesmo sem a compactação com o rolo de pneus.
Geotêxtil Bidim após a compactação com rolo de pneus mostrando que a
impregnação ocorreu.

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