APLICAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM COMO FILTRO NA DRENAGEM PROFUNDA DA RODOVIA RS-239 NOVO HAMBURGO RS


Autor:
 Departamento Técnico – Atividade Bidim

Revisado JANEIRO 2011- Departamento Técnico Mexichem Bidim Ltda.

RESUMO

A Rodovia RS-239 situa-se no Estado do Rio Grande do Sul, ao norte da cidade de Porto Alegre, ligando, através de Novo Hamburgo, a BR-116 com as cidades Sapiranga, Campo Bom e Parobé. A implantação desta rodovia ficou a cargo da Construtora Sultepa SA. Esta rodovia é uma duplicação da rodovia que já não suportava o tráfego da região, encontrando-se em condições precárias, e a aplicação do geotêxtil Bidim (nãotecido agulhado, 100% poliéster, filamentos contínuos), serve como filtro no sistema de drenagem profunda da Rodovia RS-239.

O PROBLEMA

Implementar um sistema eficiente de drenagem que conferisse à rodovia maior durabilidade.

A SOLUÇÃO

Foi utilizado a Manta geotêxtil Bidim como elemento de suma importância para os sistema de drenagem.

DADOS DA OBRA

  • DATA DE EXECUÇÃO: Maio de 1993
  • LOCALIZAÇÃO: Rio Grande do Sul
  • CLIENTE: Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER)
  • TIPO DE OBRA: Duplicação de rodovia
  • FUNÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM: Filtro Separação
  • QUANTIDADE UTILIZADA: 15.000 m² Bidim RT-10

DESCRIÇÃO DA OBRA

A necessidade de duplicação da Rodovia RS-239, deveu-se ao fato que a pista única não suportava mais o volume do tráfego existente, prejudicando a segurança usurários, bem como o escoamento produtos produzi nesta região.

Além do fator econômico, a pressão da comunidade das cidades beneficiadas com a rodovia foi fundamental para que o Governo Estadual pensasse na rodovia foi fundamental para que o Governo Estadual pensasse na rodovia como prioridade.

A secretaria de transporte solicitou ao DAER Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem, órgão responsável pelos projetos de rodovias no estado, que elaborasse um projeto de duplicação e restauração na rodovia existente.

Localização e Projeto

Esta rodovia situa-se na cidade de Novo Hamburgo entre a BR-116 e as cidades de Sapiranga, Parobé e Campo Bom, conforme visto na Figura 1.

A elaboração do projeto em questão esteve a cargo do setor técnico do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER). A Secretaria de Transporte, a contratante, por sua vez realizou licitação aonde a construtora vencedora foi a Construtora Sultepa S/A. Os trabalhos iniciaram no ano de 1989, porém a obra já foi várias vezes paralisada por falta de recursos.

A Rodovia já está em sua fase final, tendo sido concluído mais de 90% trabalhos. No projeto do DAER a rodovia terá 17 Km de duplicação e restauração da rodovia já existente.

O setor de hidrologia do DAER realizando sondagens e fazendo análises de laboratório de amostras do solo do local da implantação da rodovia projetou, cerca de 3.500 metros lineares de drenos profundo (Figura 2) nos trechos de cortes e 1500 metros lineares de drenos subsuperficiais nos canteiros centrais e alguns drenos transversais de base (Figura 4).

Figura 2 Rebaixamento do lençol freático por 2 drenos paralelos.

De acordo com a necessidade da execução de trincheiras drenantes, o setor de hidrologia elaborou o projeto especificando como filtro dessas trincheiras o geotêxtil Bidim RT-10 (Figura 3) por apresentar grande eficiência na retenção finos do solo de alta permeabilidade normal.

A quantidade de Bidim RT-10 nesta obra foi cerca de 15.000 m² no sistema de drenagem profunda e 2.800 m² no sistema de drenagem subsuperficial.

Figura 4 Localização drenos subsuperficiais nos canteiros centrais (sem escala

APLICAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM

Após vários ensaios quanto à permeabilidade normal, porosidade, abertura de filtração (capacidade de retenção de partículas) e resistência ao puncionamento, o laboratório do DAER indicou o Bidim RT-10, por este apresentar todas as características acima muito além da necessidade da obra.

FUNÇÕES DO GEOTÊXTIL BIDIM

Nesta aplicação, instalado entre o solo e o material drenante (brita), o geotêxtil Bidim apresenta basicamente duas funções: FILTRAÇÃO e SEPARAÇÃO.

Inicialmente como filtro, o geotêxtil Bidim permite a livre passagem da água, e ao mesmo tempo, evita o carreamento de partículas para o interior do dreno.

Na função separação, o geotêxtil Bidim quando instalado entre dois materiais de granulometria diferentes, impede que estes se misturem mantendo cada qual suas características e permite, ao mesmo tempo, a livre passagem da água.

INSTALAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM

1ª Etapa

Levantamento topográfico seguintes escolhi e definição do eixo e níveis das trincheiras.

2ª Etapa

Escavação com uma retroescavadeira das trincheiras drenantes. Tomou-se cuidado para que a escavação fosse feita de jusante para montante, para o escoamento das águas, em geral poluídas que vão surgindo e de eventuais chuvas.

3ª Etapa

Correções da inclinação da trincheira drenante (mínima de 1%), remoção de objetos contundentes, etc. Nesta etapa, em algumas trincheiras observou-se a presença de lama no fundo da vala, obrigando-se a executar no fundo da vala uma “camada de sacrifício” (pedra britada fina) que cumprirá a função de escoar a lama formada durante a construção do dreno (Figura 5).

Figura 5 Desenho esquemático da camada de sacrifício.

4ª Etapa

Instalação do geotêxtil Bidim RT-10 nas valas, fixando-se provisoriamente as suas bordas e procedendo-se ao enchimento da vala com uma camada de 10 cm de material drenante (brita 2) (Figura 6a).

5ª Etapa

Assentamento do tubo dreno ( = 20 cm) sobre a camada drenante e preenchimento do restante da vala com material drenante (Figura 6b).

6ª Etapa

Por último as bordas do geotêxtil Bidim devem ser rebatidas com sobreposição mínima de 0,30 m. A parte superior da trincheira deve ser rapidamente aterrada para evitar poluição e entrada de sóli em caso de chuva e o tráfego de máquinas e equipamentos sobre a manta (Figura 6c e 6d).

VANTAGENS NA UTILIZAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM

Na drenagem profunda, o geotêxtil Bidim evita o carreamento de partículas para o interior do dreno, ao mesmo tempo em que permite um rápido escoamento da água. Apresenta também alta eficiência como filtro ao longo do tempo e, por consequência maior vida útil do sistema drenante; maior economia de agrega naturais e alta velocidade de execução.

AGRADECIMENTOS

Agradecemos a colaboração do engenheiro residente da obra da Construtora Sultepa, Paulo Roberto Fagonde Costa.

DOCUMENTAÇÃO FOTOGRÁFICA

Fase inicial da obra. Placa de duplicação de RS-239.
Instalação do Geotêxtil Bidim RT-10 na vala aberta pela retroescavadeira.
Fixação provisória das bordas do geotêxtil Bidim RT-10 e preenchimento inicial da camada drenante (brita).
Vista geral da trincheira drenante, já com o tubo dreno colocado.
Preenchimento da vala com o material drenante. Observa-se no detalhe a fixação provisória do geotêxtil Bidim.
Vista parcial da obra com a trincheira drenante ao fundo já com seu recobrimento.
Fase final de instalação da trincheira drenante já aterrada (selo). Ao fundo, observa-se a Rodovia RS-239.
Vista geral da Rodovia RS-239.

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