Autor: Departamento Técnico – Atividade Bidim
Revisado JANEIRO 2011- Departamento Técnico Mexichem Bidim Ltda.
RESUMO
No início de 1995, devido ao período de fortes chuvas ocorridas na região, um trecho da pista de rodagem da Rodovia SP-88 sofreu uma ruptura parcial, causando problemas de fluxo de tráfego no Km 44 e em demais pontos da Rodovia onde também houve ruptura, colocando em risco a vida de seus usuários.
As medidas iniciais tomadas pelo DER foram desviar parte do tráfego para acostamento, sinalizar o local do sinistro, colocando proteção temporária onde ocorreu a ruptura até que a recomposição de forma definitiva da pista fosse executada.
Em agosto de 1995, a Themag foi solicitada pelo DER para iniciar os estu técnicos para a recomposição trechos afetados. A solução encontrada para o Km 44, foi solo reforçado com geotêxtil Bidim, que foi adotada por ser mais rápida, prática e mais econômica, comparada com os métodos convencionais.
DADOS DA OBRA
Nome
Recomposição da Pista de Rodagem da Rodovia Mogi das Cruzes – Presidente Dutra (SP-88).
Local
Rodovia Mogi das Cruzes Presidente Dutra, Km 44
Município de Mogi das Cruzes SP
Finalidade
Recomposição e estabilização do aterro onde se localiza a pista de rodagem da rodovia (SP-88).
Contratante
Departamento de Estradas e Rodagem do Estado de Paulo (DER-10).
Projetista
Themag Engenharia.
Empreiteira Sociedade Brasileira de Engenharia e Comercio (SOBRENCO).
Cronograma previsto
Início – Junho/96
Término – Setembro/96
Cronograma executado
Início – Junho/96
Término – Agosto/96
DESCRIÇÃO DA OBRA
A área total envolvida no Km 44 era de 5.000 m², sendo que a área de aplicação do Geotêxtil Bidim ficou em torno de 320 m². O volume total de solo movimentado, do tipo silo arenoso, proveniente de alteração de Gnaisse, foi em torno de 6.500 m³, sendo que deste total aproximadamente 1.450 m³ estavam envolvi diretamente com a aplicação do geotêxtil Bidim.
Foi utilizado como parâmetro um muro de alvenaria em blocos de concreto sem desempenhar função estrutural, somente como acabamento e previsto um colchão drenante em areia grossa, interligado com uma cortina drenante também em areia grossa, com espessura de 0,20 m, logo acima da primeira camada geotêxtil (Figura 1).
O grau de compactação solicitado em projeto foi o Proctor Modificado. As maiores dificuldades surgiram em relação ao sistema de formas para conter a deformação do conjunto Solo/Geotêxtil na face do muro. A solução encontrada foi aumentar o escoramento das formas, utilizando mão francesa engastada em trincheiras feitas no solo.
A configuração das camadas varia da seguinte forma:
- Extensão total do solo reforçado: 75 m.
- Largura constante do solo reforçado: 4,30 m.
A espessura das camadas varia no sentido ascendente, apresentando a seguinte configuração:
- Nos primeiros 2/3 do solo reforçado: 0,30 m.
- No 1/3 final do solo reforçado: 0,40 m
Total: camadas, resultando em um muro com 4,00 m de altura.

APLICAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM
Inicialmente, o geotêxtil Bidim não constava como solução do projeto. A ideia inicial era de realizar uma solução convencional, do tipo muro de arrimo em gabião ou atirantado. Um estudo de viabilidade técnico-econômica da obra revelou que com a utilização de solo reforçado com geotêxtil seria possível obter:
- Menor movimentação de solo;
- Maior rapidez de execução;
- Maior facilidade de acesso ao local;
- A não necessidade de equipamentos especiais;
- Utilização apenas de máquinas convencionais de compactação; – Menor custo global da obra.
Foram utiliza nessa obra os seguintes materiais:
- Geotêxtil Bidim RT-16, com consumo de 3.000 m²;
- Geotêxtil Bidim RT-21, com consumo de 1.500 m²;
- Geotêxtil Bidim RT-31, com consumo de 1.500 m²;
Desempenhada função principal de REFORÇO, conforme mostra a Figura 2 a seguir.

VANTAGENS NA UTILIZAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM
Com a utilização do geotêxtil Bidim foram obtidos ótimos resulta de desempenho, satisfazendo-o os requisitos pré determina em projetos. Dentre as principais vantagens pode-se citar:
- Aceleração do cronograma construtivo, devido a redução das obras em concreto;
- A não necessidade de remoção do solo mole do local, porque o geotêxtil Bidim garante a estabilidade de todo conjunto reaterro/fundação;
- Redução significativa custos globais, utilização de mão-de-obra não especializada e minimização da movimentação de Solo.
AGRADECIMENTOS
Agradecemos a colaboração do DER, em especial ao Eng. Mitsuro, a Themag Engenharia, em especial ao Eng. Paulo Afonso e ao Eng. João Pimenta e da Sobrenco, ao Eng. Claudio Wagner Scatena Juiz, sem os quais não seria possível a elaboração deste trabalho.
DOCUMENTAÇÃO FOTOGRÁFICA







