RESUMO
A obra foi realizada no estado de São Paulo, esquina da Av. Dr. Arnaldo com a Teodoro Sampaio, e em sua realização foi utilizado a manta geotêxtil Bidim como camada de separação e proteção . A impermeabilização foi executada no local que deverá receber tratamento paisagístico e sob o qual estará localizado o equipamento de controle de tráfego do Metrô.
O PROBLEMA
Encontrar a relação custo/benefício das diversas alternativas do sistemas de impermeabilização.
A SOLUÇÃO
Foi proposto pela Asfaltadora Brasileira S.A. a aplicação de laminado flexível de PVC como material impermeabilizante e a utilização do geotêxtil Bidim como camada de separação e proteção.
DADOS DA OBRA
- DATA DE EXECUÇÃO: Julho/ 1991 a agosto/1991.
- LOCALIZAÇÃO: Esquina da Av. Dr. Arnaldo com a Teodoro Sampaio Paulo SP
- CLIENTE: Construções e Comércio Camargo Correa S.A
- TIPO DE OBRA: Impermeabilização asfáltica
- FUNÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM: Separação e Proteção
- QUANTIDADE UTILIZADA: 1.700m². Geotêxtil Bidim RT-14
SISTEMA DE IMPERMEABILIZAÇÃO ADOTADO
Após análise do local a ser impermeabilizado, das dimensões e responsabilidade da obra e da relação custo/benefício das diversas alternativas de sistemas de impermeabilização, foi proposto pela Asfaltadora Brasileira S.A. a aplicação de laminado flexível de PVC como material impermeabilizante e a utilização do geotêxtil Bidim como camada de separação e proteção (Figura 1).
O geotêxtil Bidim RT, além de atuar como camada de SEPARAÇÃO e PROTEÇÃO da manta de PVC, contribui com o sistema de impermeabilização drenando os vapores d’água graças a sua função DRENAGEM PLANAR.
Com o objetivo de impedir a impregnação do geotêxtil com a nata de cimento, durante a execução da proteção mecânica, utilizou-se entre o geotêxtil Bidim e a proteção mecânica, uma camada de papel Kraft.

MATERIAIS DE SEPARAÇÃO E PROTEÇÃO DA IMPERMEABILIZAÇÃO
Diversos são os materiais usualmente emprega como elemento de separação e proteção de mantas, dentre os quais podem-se destacar:
- Papel Kraft betumado;
- Papel alcatroado;
- Feltro asfáltico;
- Filme de polietileno;
- Espuma de polietileno extrudada;
- Manta asfáltica estruturada com véu de fibra de vidro;
- Berço frio (*);
- Geotêxtil nãotecido de fibra curta;
- Geotêxtil nãotecido de filamentos contínuos;
Estes materiais possuem diferentes propriedades (Tabela 1) e estas devem ser consideradas na escolha do material adequado a obra.
(*) o berço frio é composto de uma mistura asfáltico/areia na proporção 1:10 e aplicado sobre o elemento impermeabilizante com uma espessura mínima de 2 cm. Com a utilização deste material pode ocorrer ferimentos na manta impermeabilizante pelos efeitos de puncionamento e abrasão da areia, componente do berço frio.
Apresenta ainda o inconveniente de ter que ser preparado na obra.

UTILIZAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM
Para que um geotêxtil seja utilizado como camada de separação e proteção de membrana num sistema impermeabilizante, este deve apresentar as seguintes propriedades:
- Isotropia;
- Resistência ao puncionamento; – Durabilidade.
O geotêxtil nãotecido, pela orientação aleatória de seus filamentos, apresentam características mecânicas e hidráulicas isotrópicas no plano de manta.
Quanto aos valores de resistência mecânica, o geotêxtil nãotecido produzido com filamentos contínuos apresentam um melhor desempenho em relação aos geotêxtis nãotecido produzi com fibra curta.
Outro fator relevante na escolha do geotêxtil é a matéria prima com que é fabricado, o que vai determinar a durabilidade deste durante a vida útil da obra. Dentre os diversos polímeros emprega na fabricação geotêxtis, o poliéster é o que apresenta as características mais favoráveis de durabilidade e resistência aos agentes físico-químicos.
Após análises geotêxtis disponíveis no mercado foi adotado pela Asfaltadora Brasileira S.A o geotêxtil Bidim RT-14 para esta obra.
O geotêxtil Bidim é um nãotecido agulhado, 100% poliéster, produzido com filamentos contínuos liga mecanicamente por agulhagem.
MATERIAIS UTILIZADOS
Manta Impermeabilizante: Laminado flexível de PVC
- Matéria prima: PVC (Poli cloreto de Vinila);
- Espessura: 0,8 mm e 1,2 mm;
- Processo de fabricação: calandragem.
Geotêxtil: Nãotecido Bidim RT 14
- Matéria prima: Poliéster;
- Espessura: 3,5 mm;
- Processo de fabricação: extrusão direta filamentos pelo sistema Spunbonded.
Papel Kraft betumado duplo
- Gramatura: 240g/m²;
- Adesivo: Brascopen;
- KE 1150: colagem PVC PVC; – KE 1148: colagem PVC concreto.
SISTEMA DE IMPERMEABILIZAÇÃO
Para a aplicação do sistema de impermeabilização de superfícies verticais utilizou-se para a fixação da manta de PVC, cola de contato PVC/concreto e, como medida de segurança adicional, fixação da borda superior da manta de PVC com fita metálica (Figura 2).
Com o objetivo de evitar o escorregamento do geotêxtil Bidim, utilizado como camada de separação e proteção mecânica da manta de PVC, este foi fixado nas bordas superiores das superfícies verticais por simples “ancoragem” (Figura 2).

A proteção mecânica nas superfícies verticais foi executada com argamassa de cimento e areia (traço 1:3) estruturada com tela metálica, também ancorada na borda superior (Figura 2). A espessura desta proteção mecânica variou de 2,5 cm a 5,0 cm, em função esforços solicitantes previstos.
Em pontos localiza onde o sistema de impermeabilização seria mais solicitado pelo trabalho de estrutura, adotaram-se soluções que permitissem um comportamento harmônico entre eles, sistema de impermeabilização/estrutura.
As juntas de dilatação foram preenchidas com silicone estrutural e sobre esta aplicada uma camada dupla da manta de PVC. A manta inferior atua como uma camada de sacrifício, absorvendo os esforços localiza que não são transmiti na sua totalidade para a manta superior (Figura 3).
Para aplicação do geotêxtil Bidim sobre as juntas de dilatação, em função de suas características mecânicas de resistência a tração e a propagação ao rasgo e por ser um material isotrópico, não houve necessidade de se adotar nenhum esquema de aplicação diferente (Figura 3).

Nos cantos entre as superfícies verticais e horizontais adotou-se um esquema de aplicação do sistema de impermeabilização similar ao adotado sobre as juntas de dilatação: uma camada dupla de manta de PVC e uma camada de geotêxtil Bidim (Figura 4).
Para evitar maiores esforços localiza no acomodamento do sistema de impermeabilização nos cantos, estes receberam um acabamento arredondado com raio aproximado de 5 cm (Figura 4).

Na união da manta de PVC utilizaram-se os seguintes processos (Figura 5):
- Colagem química com cola PVC-PVC, adotando-se uma sobreposição de 10 cm.
- Soldagem com ar quente, adotando-se uma sobreposição de 5 cm.
- Soldagem com equipamento eletrônico, adotando-se uma sobreposição de 2,5 cm.
A união do geotêxtil Bidim foi executada de maneira bem prática, sendo necessária uma sobreposição simples, de 10 cm (Figura 6).


VANTAGENS NA UTILIZAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM
Dentre as vantagens da aplicação do geotêxtil Bidim como camada de SEPARAÇÃO e PROTEÇÃO da manta PVC, podem-se destacar:
Resistência ao puncionamento
Esta propriedade preserva a integridade da manta PVC quanto ao puncionamento gerado ou por queda de objetos durante a execução da obra ou pelos materiais granulares da proteção mecânica.
Resistência a tração
Esta propriedade garante a continuidade do geotêxtil Bidim em locais onde haja maiores esforços solicitantes de tração, como por exemplo, nas juntas de dilatação.
Permeabilidade transversal
Esta propriedade do geotêxtil Bidim possibilita a drenagem de vapores presentes no sistema de impermeabilização.
Isotropia
Esta propriedade garante o mesmo comportamento mecânico e hidráulico em todas as direções no plano da manta.
Durabilidade
A matéria prima do geotêxtil Bidim é o poliéster, o polímero que apresenta as características mais favoráveis de durabilidade e resistência aos agentes físico-químicos dentre os diversos polímeros utiliza na fabricação do geotêxtis.
Facilidade de instalação
A aplicação do geotêxtil Bidim como camada de SEPARAÇÃO e PROTEÇÃO de membrana impermeável é feita pela simples colocação deste sobre a membrana impermeável.
Em função desta facilidade de instalação do geotêxtil Bidim, sua aplicação gera uma considerável redução no cronograma da obra e um menor custo de execução.
AGRADECIMENTOS
Agradecemos a colaboração das empresas Asfaltadora Brasileira S/A, ao Arqtº. Jacques Monet Jr. Gerente Comercial e ao Sr. Edison Moraes, e Plásticos Plavinil S/A, ao Engº. Adolpho Melado Coordenador Mercado Industrial e do Engº. Alexandre Vivanço Blanco, sem as quais não seria possível a elaboração deste trabalho.
DOCUMENTAÇÃO FOTOGRÁFICA





