APLICAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM COMO CAMADA DE SEPARAÇÃO E PROTEÇÃO DE MANTA IMPERMEÁVEL NA ESTAÇÃO DAS CLÍNICAS DO METRÔ

RESUMO

A obra foi realizada no estado de São Paulo, esquina da Av. Dr. Arnaldo com a Teodoro Sampaio, e em sua realização foi utilizado a manta geotêxtil Bidim como camada de separação e proteção . A impermeabilização foi executada no local que deverá receber tratamento paisagístico e sob o qual estará localizado o equipamento de controle de tráfego do Metrô.

O PROBLEMA

Encontrar a relação custo/benefício das diversas alternativas do sistemas de impermeabilização.

A SOLUÇÃO

Foi proposto pela Asfaltadora Brasileira S.A. a aplicação de laminado flexível de PVC como material impermeabilizante e a utilização do geotêxtil Bidim como camada de separação e proteção.

DADOS DA OBRA

  • DATA DE EXECUÇÃO: Julho/ 1991 a agosto/1991.
  • LOCALIZAÇÃO: Esquina da Av. Dr. Arnaldo com a Teodoro Sampaio Paulo SP
  • CLIENTE: Construções e Comércio Camargo Correa S.A
  • TIPO DE OBRA: Impermeabilização asfáltica
  • FUNÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM: Separação e Proteção
  • QUANTIDADE UTILIZADA: 1.700m². Geotêxtil Bidim RT-14

SISTEMA DE IMPERMEABILIZAÇÃO ADOTADO

Após análise do local a ser impermeabilizado, das dimensões e responsabilidade da obra e da relação custo/benefício das diversas alternativas de sistemas de impermeabilização, foi proposto pela Asfaltadora Brasileira S.A. a aplicação de laminado flexível de PVC como material impermeabilizante e a utilização do geotêxtil Bidim como camada de separação e proteção (Figura 1).

O geotêxtil Bidim RT, além de atuar como camada de SEPARAÇÃO e PROTEÇÃO da manta de PVC, contribui com o sistema de impermeabilização drenando os vapores d’água graças a sua função DRENAGEM PLANAR.

Com o objetivo de impedir a impregnação do geotêxtil com a nata de cimento, durante a execução da proteção mecânica, utilizou-se entre o geotêxtil Bidim e a proteção mecânica, uma camada de papel Kraft.

Figura 1 Desenho esquemático da impermeabilização adotada.

MATERIAIS DE SEPARAÇÃO E PROTEÇÃO DA IMPERMEABILIZAÇÃO

Diversos são os materiais usualmente emprega como elemento de separação e proteção de mantas, dentre os quais podem-se destacar:

  • Papel Kraft betumado;
  • Papel alcatroado;
  • Feltro asfáltico;
  • Filme de polietileno;
  • Espuma de polietileno extrudada;
  • Manta asfáltica estruturada com véu de fibra de vidro;
  • Berço frio (*);
  • Geotêxtil nãotecido de fibra curta;
  • Geotêxtil nãotecido de filamentos contínuos;

Estes materiais possuem diferentes propriedades (Tabela 1) e estas devem ser consideradas na escolha do material adequado a obra.

(*) o berço frio é composto de uma mistura asfáltico/areia na proporção 1:10 e aplicado sobre o elemento impermeabilizante com uma espessura mínima de 2 cm. Com a utilização deste material pode ocorrer ferimentos na manta impermeabilizante pelos efeitos de puncionamento e abrasão da areia, componente do berço frio.

Apresenta ainda o inconveniente de ter que ser preparado na obra.

Suficiente (S) Deficiente (D) Inexistente (I) Tabela 1 Desempenho normalmente apresentado pelos materiais utiliza como camada de separação e proteção de mantas elastoméricas e poliméricas.

UTILIZAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM

Para que um geotêxtil seja utilizado como camada de separação e proteção de membrana num sistema impermeabilizante, este deve apresentar as seguintes propriedades:

  • Isotropia;
  • Resistência ao puncionamento; – Durabilidade.

O geotêxtil nãotecido, pela orientação aleatória de seus filamentos, apresentam características mecânicas e hidráulicas isotrópicas no plano de manta.

Quanto aos valores de resistência mecânica, o geotêxtil nãotecido produzido com filamentos contínuos apresentam um melhor desempenho em relação aos geotêxtis nãotecido produzi com fibra curta.

Outro fator relevante na escolha do geotêxtil é a matéria prima com que é fabricado, o que vai determinar a durabilidade deste durante a vida útil da obra. Dentre os diversos polímeros emprega na fabricação geotêxtis, o poliéster é o que apresenta as características mais favoráveis de durabilidade e resistência aos agentes físico-químicos.

Após análises geotêxtis disponíveis no mercado foi adotado pela Asfaltadora Brasileira S.A o geotêxtil Bidim RT-14 para esta obra.

O geotêxtil Bidim é um nãotecido agulhado, 100% poliéster, produzido com filamentos contínuos liga mecanicamente por agulhagem.

MATERIAIS UTILIZADOS

Manta Impermeabilizante: Laminado flexível de PVC

  • Matéria prima: PVC (Poli cloreto de Vinila);
  • Espessura: 0,8 mm e 1,2 mm;
  • Processo de fabricação: calandragem.

Geotêxtil: Nãotecido Bidim RT  14

  • Matéria prima: Poliéster;
  • Espessura: 3,5 mm;
  • Processo de fabricação: extrusão direta filamentos pelo sistema Spunbonded.

Papel Kraft betumado duplo

  • Gramatura: 240g/m²;
  • Adesivo: Brascopen;
  • KE 1150: colagem PVC PVC; – KE 1148: colagem PVC  concreto.

SISTEMA DE IMPERMEABILIZAÇÃO

Para a aplicação do sistema de impermeabilização de superfícies verticais utilizou-se para a fixação da manta de PVC, cola de contato PVC/concreto e, como medida de segurança adicional, fixação da borda superior da manta de PVC com fita metálica (Figura 2).

Com o objetivo de evitar o escorregamento do geotêxtil Bidim, utilizado como camada de separação e proteção mecânica da manta de PVC, este foi fixado nas bordas superiores das superfícies verticais por simples “ancoragem” (Figura 2).

impermeabilização em superfície vertical.

A proteção mecânica nas superfícies verticais foi executada com argamassa de cimento e areia (traço 1:3) estruturada com tela metálica, também ancorada na borda superior (Figura 2). A espessura desta proteção mecânica variou de 2,5 cm a 5,0 cm, em função esforços solicitantes previstos.

Em pontos localiza onde o sistema de impermeabilização seria mais solicitado pelo trabalho de estrutura, adotaram-se soluções que permitissem um comportamento harmônico entre eles, sistema de impermeabilização/estrutura.

As juntas de dilatação foram preenchidas com silicone estrutural e sobre esta aplicada uma camada dupla da manta de PVC. A manta inferior atua como uma camada de sacrifício, absorvendo os esforços localiza que não são transmiti na sua totalidade para a manta superior (Figura 3).

Para aplicação do geotêxtil Bidim sobre as juntas de dilatação, em função de suas características mecânicas de resistência a tração e a propagação ao rasgo e por ser um material isotrópico, não houve necessidade de se adotar nenhum esquema de aplicação diferente (Figura 3).

Figura 3 Detalhe da aplicação do sistema de impermeabilização sobre as juntas de dilatação.

Nos cantos entre as superfícies verticais e horizontais adotou-se um esquema de aplicação do sistema de impermeabilização similar ao adotado sobre as juntas de dilatação: uma camada dupla de manta de PVC e uma camada de geotêxtil Bidim (Figura 4).

Para evitar maiores esforços localiza no acomodamento do sistema de impermeabilização nos cantos, estes receberam um acabamento arredondado com raio aproximado de 5 cm (Figura 4).

Figura 4 Detalhe da aplicação do sistema de impermeabilização sobre nos cantos.

Na união da manta de PVC utilizaram-se os seguintes processos (Figura 5):

  1. Colagem química com cola PVC-PVC, adotando-se uma sobreposição de 10 cm.
  2. Soldagem com ar quente, adotando-se uma sobreposição de 5 cm.
  3. Soldagem com equipamento eletrônico, adotando-se uma sobreposição de 2,5 cm.

A união do geotêxtil Bidim foi executada de maneira bem prática, sendo necessária uma sobreposição simples, de 10 cm (Figura 6).

Figura 5 Detalhe da união de mantas de PVC.
Figura 6 Detalhe da sobreposição das mantas de geotêxtil Bidim.

VANTAGENS NA UTILIZAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM

Dentre as vantagens da aplicação do geotêxtil Bidim como camada de SEPARAÇÃO e PROTEÇÃO da manta PVC, podem-se destacar:

Resistência ao puncionamento

Esta propriedade preserva a integridade da manta PVC quanto ao puncionamento gerado ou por queda de objetos durante a execução da obra ou pelos materiais granulares da proteção mecânica.

Resistência a tração

Esta propriedade garante a continuidade do geotêxtil Bidim em locais onde haja maiores esforços solicitantes de tração, como por exemplo, nas juntas de dilatação.

Permeabilidade transversal

Esta propriedade do geotêxtil Bidim possibilita a drenagem de vapores presentes no sistema de impermeabilização.

Isotropia

Esta propriedade garante o mesmo comportamento mecânico e hidráulico em todas as direções no plano da manta.

Durabilidade

A matéria prima do geotêxtil Bidim é o poliéster, o polímero que apresenta as características mais favoráveis de durabilidade e resistência aos agentes físico-químicos dentre os diversos polímeros utiliza na fabricação do geotêxtis.

Facilidade de instalação

A aplicação do geotêxtil Bidim como camada de SEPARAÇÃO e PROTEÇÃO de membrana impermeável é feita pela simples colocação deste sobre a membrana impermeável.

Em função desta facilidade de instalação do geotêxtil Bidim, sua aplicação gera uma considerável redução no cronograma da obra e um menor custo de execução.  

AGRADECIMENTOS

Agradecemos a colaboração das empresas Asfaltadora Brasileira S/A, ao Arqtº. Jacques Monet Jr.  Gerente Comercial e ao Sr. Edison Moraes, e Plásticos Plavinil S/A, ao Engº. Adolpho Melado Coordenador Mercado Industrial e do Engº. Alexandre Vivanço Blanco, sem as quais não seria possível a elaboração deste trabalho.

DOCUMENTAÇÃO FOTOGRÁFICA

Vista geral da obra durante a aplicação do laminado flexível de PVC.
Vista da laje regularizada sobre a qual será colocado o laminado flexível de PVC. Neste ponto ainda haverá alguns arremates.
Geotêxtil Bidim sendo aplicado sobre o laminado flexível de PVC.
Papel Kraft sendo aplicado sobre o geotêxtil Bidim.
Nesta fotografia pode-se observar os componentes do sistema de impermeabilização: laminado flexível de PVC, geotêxtil Bidim, papel Kraft e a proteção mecânica.
Vista da aplicação do sistema impermeabilizante em superfície vertical. Pode-se observar o laminado flexível de PVC, a fita metálica de fixação, o geotêxtil Bidim, papel Kraft e a proteção mecânica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.