Autor: Departamento Técnico – Atividade Bidim
Revisado JANEIRO 2011- Departamento Técnico Mexichem Bidim Ltda.
RESUMO
A obra em questão localiza-se no Município de Florianópolis, litoral do Estado de Santa Catarina, e a sua realização se deve a um projeto de pavimentação no qual se utiliza da aplicação do geotêxtil Bidim à nível do trecho experimental, com a finalidade de estabilizar o pavimento poliédrico, evitando o bombeamento de material granular da base de assentamento dos blocos de concreto. A aplicação da manta geotêxtil Bidim (nãotecido agulhado, 100% poliéster, filamentos contínuos) tem como função servir de camada de bloqueio sob pavimento executado com blocos de concreto rejunta com agregado fino, nas vias internas do loteamento Jurerê Internacional.
O PROBLEMA
Implementar um sistema eficiente que estabilize o pavimento poliédrico, evitando o bombeamento de material granular da base de assentamento dos blocos de concreto.
A SOLUÇÃO
Foi utilizado a manta Geotêxtil Bidim como camada de bloqueio sob pavimento executado da obra.
DADOS DA OBRA
- DATA DE EXECUÇÃO: Dezembro de 1992
- LOCALIZAÇÃO: Município de Florianópolis Ilha de Santa Catarina Estado de Santa Catarina
- CLIENTE: Habitasul Empreendimentos Imobiliários Ltda
- TIPO DE OBRA: Pavimentação Poliédrica
- FUNÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM: Estabilização do pavimento poliédrico
- QUANTIDADE UTILIZADA: Aproximadamente 200 m² Geotêxtil Bidim RT-21



APLICAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM
O geotêxtil Bidim foi utilizado por sugestão do projetista, que propôs a mudança da solução relativa à camada de bloqueio, originalmente executadas com material britado, pelo uso de um geossintético.
As vantagens econômicas e técnicas seriam avaliadas mediante execução e avaliação do comportamento de um trecho experimental.
Foi especificado geotêxtil Bidim no tipo RT-21 o qual é compatível com os esforços mecânicos gera pelo tráfego e camadas de material sobrejacentes.
FUNÇÕES DO GEOTÊXTIL BIDIM
A função exercida pelo geotêxtil Bidim na obra é a de SEPARAÇÃO entre a camada de base e o revestimento de blocos de concreto. A base é constituída por areia natural local e os blocos são rejunta com agregado fino; o geotêxtil garante a estabilidade blocos, evitando bombeamento finos ao mesmo tempo em que permite o livre fluxo de água.
INSTALAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM
1ª Fase
Definição e locação da caixa da via.
2ª Fase
Regularização manual da camada de base de areia.
3ª Fase
Adensamento da camada de base de areia por molhagem.
4ª Fase
Assentamento do geotêxtil Bidim sobre a base de areia, observando-se a execução da junta por superposição e a ancoragem da manta sob o meio-fio de blocos de concreto.
5ª Fase Espalhamento e regularização manual da camada de assentamento de pó de pedra sobre o geotêxtil Bidim.
6ª Fase
Assentamento blocos de concreto.
7ª Fase
Rejuntamento blocos de concreto com pó de pedra.
VANTAGENS NA UTILIZAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM
O geotêxtil Bidim quando aplicado como elemento de separação, entre a camada de base e o revestimento poliédrico substitui a camada de bloqueio com material britado. Algumas vantagens são decorrentes:
- Redução da espessura da camada de base a ser escavada, que seria substituída pelo material britado de bloqueio.
- Garantia da estabilidade do conjunto, pela inexistência de mistura de material da base e bloqueio.
- Minimização do custo de manutenção do pavimento, pois os blocos não sofrem recalque em função da inexistência de bombeamento de materiais granulares finos.
Até a presente data (Maio/93), o trecho experimental apresenta-se em perfeitas condições de estabilidade e conforto ao tráfego.
AGRADECIMENTOS
- Habitasul Empreendimentos Imobiliários Ltda.
- Iguatemi Consultoria e Serviços de Engenharia Ltda.
DOCUMENTAÇÃO FOTOGRÁFICA



