UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTIL BIDIM COMO ELEMENTO DE REFORÇO NO NOVO DIQUE DO PORTO DE LA PLATA ARGENTINA

Autor: Departamento Técnico – Atividade Bidim

INTRODUÇÃO

Os diques que servem de proteção lateral ao canal de acesso ao Porto de La Plata vinham sofrendo desmoronamentos por falta de estabilidade e devido ao recalque do solo de fundação desde que foram construídas em 1890.

Como consequência, o canal sofria problemas de agitação e sedimentação que dificultavam a navegação. Por isso, o consórcio de gestão que administra o Porto decidiu realizar esta primeira etapa de reparação e reforço do dique sudeste.  

DADOS GERAIS

Assunto

Utilização de geotêxtil Bidim como elemento de reforço no novo dique do Porto de La Plata.

Local

Porto de La Plata.

Descrição do problema

A obra do dique está localizada em uma região onde a baixa qualidade do solo de fundação predomina, sendo está a origem para os problemas do antigo dique. O risco de contaminação e posterior saturação do núcleo, consistente de pedras de 10 kg, era iminente. Sua desestabilização comprometeria a estabilidade da proteção, constituídas por rochas de 1.500 kg e por blocos pré-molda de concreto de 0,9 e 1,4 m3.

Descrição da solução

A solução consistiu em colocar um geotêxtil nãotecido Bidim RT-31, que foi instalado em painéis de m de comprimento por 5 m de largura. Primeiramente foram retirar restos de madeira e metal da estrutura original. O geotêxtil é apoiado tanto nas rochas do antigo dique como sobre a praia natural, conformando a base de assento da nova estrutura.

Vantagens da solução

A utilização do geotêxtil Bidim RT-31 foi devido a 3 razões:

  1. Excelentes propriedades hidráulicas (permeabilidade e abertura de filtração), por ser um nãotecido agulhado, para atuar como filtro do solo existente;
  2. Elevada resistência mecânica (puncionamento, resistência a tração e rasgo), por ser de filamentos contínuos, que permite absorver os esforços de instalação e a posterior carga de pedras, atuando como um eficaz separador durante a vida útil da obra;
  • Facilidade construtiva derivada de seus filamentos de poliéster, polímero que por ser mais pesado que a água impede que o geotêxtil flutue quando saturado.

Data de execução

Fevereiro de 2006.

Projetista

HIDRA Serviços de Engenharia.

Construtora

Marin AS, Coninas AS, UTE.

Proprietário

Consórcio de Gestão do Porto de La Plata.

DESCRIÇÃO DOS GEOSSINTÉTICOS UTILIZADOS

Manta Geotêxtil Bidim RT-31

MANTA GEOTÊXTIL NÃOTECIDO 100% POLIÉSTER COM RESISTÊNCIA TRAÇÃO LONGITUDINAL MÍNIMA DE 31 KN/M E TRAÇÃO TRANSVERSAL MÍNIMA DE 27 KN/M

DESENHO ESQUEMÁTICO

Figura 1 – Corte esquemático do dique.

DOCUMENTAÇÃO FOTOGRÁFICA

Foto aérea do Dique.
Dique antes da reparação e reforço.
Instalação do geotêxtil Bidim RT-31.
Instalação do geotêxtil Bidim RT-31.
Lançamento de pedras sobre o geotêxtil Bidim RT-31.
Execução da subcapa com
pedras de 340 kg.
Detalhe final do dique com a proteção em blocos pré-molda de concreto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.