UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTIL BIDIM NO REGIONAL DE INVESTIGACIÓN Y DESARROLLO LAGUNA SETÚBAL – ARGENTINA

Autor: Departamento Técnico – Atividade Bidim

DADOS GERAIS

Assunto

Utilização de Manta Geotêxtil Bidim RT-16 no Centro Regional de Investigación y Desarrollo (CONICET)  

Local

Laguna Setúbal, Argentina.

Descrição do problema

O revestimento adotado deveria ser flexível, tanto para absorver o assentamento do terreno existente como erosões localizadas ao pé do mesmo. Também devia permitir uma drenagem rápida do substrato, por infiltrações na parte superior do terreno ou como resultado de baixas no nível da laguna. Outra condição que deveria cumprir era a possibilidade de se executar parcialmente abaixo do nível de água, garantindo sua continuidade e funcionalidade.

Solução do problema

A costa a se proteger se conformou com taludes de inclinação 1v:4h sobres os quais se colocou a modo de filtro para evitar a migração finos solos arenosos, uma Manta Geotêxtil não tecido Bidim RT-16. Sobre este se executou um revestimento constituído por blocos de concreto de 17cm de altura vincula por meio de um geotêxtil tecido.

Vantagens da solução

As excelentes propriedades drenantes e flexíveis do sistema, proporcionado pela Manta Bidim RT-16, se somou a sua versatilidade construtiva. Para o setor em que se previa executar abaixo do nível de água, foram feitos panos de 7 x 2,5m no canteiro de obra, que seriam coloca na obra com suficiente espaço para garantir a sua continuidade. Durante a obra, o baixo nível de água do sistema Paraná-Setúbal permitiu que muitas fossem colocadas quase no seco. Desde uma cota intermediária até o pé do muro se costuraram os geotêxtis e concretaram os blocos diretamente sobre o talude, com um significativo aumento no ritmo da obra.

Data de execução

2004 2005

Projetista Bacigalupo, Guidali, Riopedre Y Asoc.

Construtora Draga y Obras Portuárias S.A.

Proprietário

Centro Regional de Investigación y Desarrollo (CONICET)

DESCRIÇÃO DOS GEOSSINTÉTICOS UTILIZADOS

Manta Geotêxtil Bidim RT-16

MANTA GEOTÊXTIL NÃOTECIDO 100% POLIÉSTER COM RESISTÊNCIA TRAÇÃO LONGITUDINAL MÍNIMA DE 16 KN/M E TRAÇÃO TRANSVERSAL MÍNIMA DE 14 KN/M

INTRODUÇÃO

O Estado Nacional realizou um importante obra de dragagem para elevar, estabilizar e sistematizar 1.300m de costa que o Centro Regional de Investigación y Desarrollo subordinado ao CONICET possui sobre a Laguna Setúbal. Em ambos os extremos da obra, sobre a embocadura do Canal Aliviador e como prolongação da defesa da Costaneira Este, as condições de ondas que se produzem na Laguna exigiam realizar proteções em mais de .000m². Os revestimentos sobre a costa conformada cobrem desde um nível inferior ao das águas em nível baixo até o pé do muro de concreto que materializa a cota não inundável e borda de um futuro passeio público.

DOCUMENTAÇÃO FOTOGRÁFICA

Vista geral da obra.
Vista da boca do Canal Aliviador.
Vista do revestimento e do muro de contenção.
Fabricação no canteiro de obras.
Colocação das mantas pré-moldadas sobre o talude

.

União por costura da Manta Geotêxtil Bidim RT-16.
Detalhe das juntas.
Vista parcial da obra terminada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.