APLICAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM NA DRENAGEM DA OBRA DE AMPLIAÇÃO DA PISTA DO AEROPORTO ARACAJÚ-SE


Autor:
 Departamento Técnico – Atividade Bidim

Revisado JANEIRO 2011- Departamento Técnico Mexichem Bidim Ltda.

RESUMO

O Aeroporto Santa Maria fica localizado na cidade de Aracaju, capital do Estado de Sergipe, e a aplicação do geotêxtil Bidim teve a sua função como elemento filtrante na construção do sistema de drenos da obra da pista de pouso do Aeroporto Santa Maria. A obra se fez necessária para dar maior segurança aos aviões, uma vez que o Aeroporto Santa Maria possui uma pista de pouso e decolagem muito pequena, restringindo inclusive ao uso de aeronaves de pequeno e médio porte.

O PROBLEMA

Implementar o um sistema de drenagem que suprisse todas as necessidades da pista de pouso e decolagem de Aeroporto.

A SOLUÇÃO

Foi utilizado o Geotêxtil Bidim como elemento principal no sistema de drenagem do da obra em questão.

DADOS DA OBRA

  • DATA DE EXECUÇÃO: Maio de 1993
  • LOCALIZAÇÃO: Cidade de Aracaju, capital do Estado de Sergipe
  • CLIENTE: Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária INFRAERO
  • TIPO DE OBRA: Pista de pouso do Aeroporto
  • FUNÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM: Elemento filtrante
  • QUANTIDADE UTILIZADA: 2.500,00 m² Geotêxtil Bidim  RT-16

FINALIDADE DA OBRA

O Estado de Sergipe fica localizado na região Nordeste, ocupa uma área de 21.994 km². Aracaju é a capital do Estado, que fica situada à margem direita do rio Sergipe, próximo à foz e o oceano Atlântico (Figura 1).

A obra de ampliação da pista de pouso do Aeroporto Santa Maria começou com o desmonte de dois morros próximos à cabeceira da pista, trabalho este que já foi concluído.

A pista do Aeroporto possuía um comprimento de 2.700 m e foi aumentada em mais de 600m, passando a ter um comprimento total de 3.300 m.

Com este aumento objetiva-se o pouso de grandes aeronaves, impossível até então, possibilitando a vinda de voos charters, incrementando o turismo local, além de oferecer maior segurança nos pousos e decolagens de todas as aeronaves.

Prazo de execução

A obra foi executada obedecendo rigorosamente o seu cronograma, tendo seu início em 05 de novembro de 1992 e conclusão em 05 de maio de 1993.

Esquemas gráficos

Aeroporto de Santa Maria AJU -SE  

Figura 1 (a) perfil GH e, (b) seção tipo do pavimento da pista de pouso Corte AB.
Figura 2 (a) seção tipo do pavimento da pista de pouso e, (b) trincheira drenante, detalhe.

DOCUMENTAÇÃO FOTOGRÁFICA

Acabamento da escavação para iniciar a instalação do geotêxtil Bidim.
Acabamento da escavação para iniciar a instalação do geotêxtil Bidim.
Lançada a primeira camada de Brita 1, tubos para drenagem e iniciado o complemento com a brita.
Após a conclusão da camada total de Brita 1 o dreno vem sendo fechado.
Dreno fechado.

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