Autor: Departamento Técnico – Atividade Bidim
INTRODUÇÃO
A malha rodoviária da CST é composta de aproximadamente 55.000 m de ruas e avenidas que permitem o escoamento da maior parte da produção de placas e bobinas e suportam o trânsito de equipamentos pesa.
O objetivo deste trabalho é mostrar a técnica de manutenção de pavimentos rígi com a utilização do geotêxtil Bidim RT-09 como elemento Antirreflexão de trincas, aumentando a vida útil do pavimento e mantendo a integridade deste durante a sua vida de serviço.
2 DADOS GERAIS
Assunto
Utilização de geotêxtil Bidim como camada Antirreflexão de trincas em manutenção de pavimentos rígido.
Local
Vitória ES.
Descrição da solução
No caso estudado, duas soluções poderiam ser utilizadas, uma delas contempla a remoção da camada de pavimento rígido trincada e a reconstrução do pavimento e a outra solução contempla a utilização da camada de concreto existente como base para o recapeamento em asfalto. O desafio era eliminar o fenômeno da reflexão de trincas na interface concreto antigo x camada asfáltica nova. A utilização do geotêxtil Bidim RT-09 como camada Antirreflexão de trincas atua como uma camada visco elástica absorvendo e dissipando as tensões geradas pela movimentação das trincas do pavimento antigo e funciona como uma membrana impermeável, impedindo a penetração de água na estrutura do pavimento após a reflexão das trincas, aumentando a vida útil do pavimento.
Data de execução
2005.
Proprietário CST.
Colaboração
Carlos Soares;
Róbson Rodrigues de Souza; Issa Maria Seibert Yamazumi.
DESCRIÇAO DOS GEOSSINTÉTICOS UTILIZADOS
Manta Geotêxtil Bidim RT-09
MANTA GEOTÊXTIL NÃOTECIDO, 100% POLIÉSTER COM RESISTÊNCIA TRAÇÃO LONGITUDINAL MÍNIMA DE 09 KN/M E TRAÇÃO TRANSVERSAL MÍNIMA DE 08 KN/M
DESENHO ESQUEMÁTICO
Figura 1 Comparação entre o recapeamento convencional e a utilização do geotêxtil Bidim RT-09.


ANÁLISE COMPARATIVA
Análise comparativa entre a substituição do pavimento existente e a utilização de geotêxtil Bidim RT-09.
Aspecto financeiro
Substituição do Pavimento (por m2)
DESCRIÇÃO | UM | COEF | TOTAL (R$) | |
Demolição em Concreto Simples | m3 | 0,20 | ||
Escavação Mecânica | m3 | 0,40 | ||
Reaterro com escória bruta de AF (fornec. CST) | m3 | 0,45 | ||
Reaterro compactado com Acerita (fornec. CST) | m3 | 0,10 | ||
Imprimação com asfalto diluído CM-30 | m2 | 1,00 | ||
Pavimentação CBUQ faixa C (5cm) | m3 | 0,05 | ||
R$ | 28,96 |
Utilizando Geotêxtil (por m2)
DESCRIÇÃO UM COEF TOTAL (R$) Pavimentação com CBUQ faixa C m3 0,05 Pintura de ligação com emulsão asfáltica m2 2,00 Aplicação de Manta geotêxtil m2 1,00 Manta geotêxtil (sem impostos) m2 1,00 Ajudante (limpeza, tratamento juntas) hh 0,05 R$ 23,72 | Redução de 18% |
Aspecto ambiental
Geração de entulho antes: 0,60 m³/m³;
Geração de entulho utilizando geotêxtil Bidim: não há;
Menos ruído, poeira e trânsito de equipamentos de terraplenagem.
Produtividade
Método desenvolvido: 1.000 m² por dia;
Substituição do pavimento: seriam necessários três dias para uma área equivalente.
CONCLUSÃO
A metodologia apresentada reflete um aumento na produtividade, redução no custo de restauração, respeito ao meio ambiente e principalmente um aumento na vida útil do pavimento, reduzindo os custos de manutenção.
DOCUMENTAÇÃO FOTOGRÁFICA



geotêxtil Bidim).


(solução sem geotêxtil Bidim).

trincas e primeira pintura de ligação (solução com geotêxtil Bidim RT-09).


CBUQ (solução com geotêxtil
Bidim RT-09).
