Autor: Departamento Técnico – Atividade Bidim
DADOS GERAIS
Assunto
Drenagem profunda na Rodovia Presidente Dutra
Local
Rodovia Presidente Dutra, km 193 – Queima-RJ
Descrição
A necessidade de drenagem no pavimento motivou a construção de drenos profun ao longo do pavimento para reduzir a incidência de água na estrutura do pavimento. Foram realiza drenos em pontos críticos da pista desde o trecho que sai do Rio de Janeiro até a cidade de Itatiaia. Ao longo de toda a rodovia foram aplicar drenos transversais a cada 60/70 cm, conduzindo a água através de tubos até o bueiro do talude.
Quantidade
18.060 m2 de Manta Geotêxtil Bidim RT-10
Data de execução
Entre agosto de 2004 a março de 2005
Projetista
Masterpav Construtora LTDA
Construtora
Masterpav Construtora LTDA
Proprietário
Concessionária NovaDutra
DESCRIÇÃO DO GEOSSINTETICO UTILIZADO
Manta Geotêxtil Bidim RT-10
MANTA GEOTÊXTIL NÃOTECIDO, 100% POLIÉSTER COM RESISTÊNCIA TRAÇÃO LONGITUDINAL MÍNIMA DE 10 KN/M E TRAÇÃO TRANSVERSAL MÍNIMA DE 09 KN/M
DESENHO ESQUEMÁTICO
A pista foi aberta com o uso de uma fresadora com espessuras entre 68 e 90 cm de profundidade, dependendo do tipo do subleito. Após a fresagem, foi executado o corte com a valetadeira na lateral da pista junto ao talude com dimensões de 40x40x40 cm e posterior lançamento da Manta Geotêxtil Bidim RT-10 e brita 2.
Após a execução da drenagem, foram executadas as camadas da estrutura do pavimento, primeiramente lançando-se uma camada de BSG (Brita Graduada Simples), depois uma camada de rachão bem compactada e após esta aplicação optou-se pelo lançamento de uma “salgação” com CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) e repete-se o processo.
Por último é lançado 10 cm de PMQ (Pré-misturado a Quente) e cm de CBUQ. Após 72 horas da execução foi passada a viga Benkelman e foi feita a retirada de corpos de prova objetivando o controle de qualidade da execução.
Ao longo da rodovia a cada 60/70 cm foi executado um dreno transversal ao eixo da pista revestido com Bidim RT-10, brita 2 e tubo perfurado, drenando a água para o bueiro do talude.
Figura 01 Seção-tipo da rodovia.
SP/RJ Canteiro RJ/SP
Central
Figura 02 Corte da estrutura do pavimento.

DOCUMENTAÇÃO FOTOGRÁFICA







