DRENAGEM DO ESTÁDIO REGIONAL DE PARANAVAÍ COM UTILIZAÇÃO DE MANTA BIDIM

Autor: Departamento Técnico – Atividade Bidim

Revisado JANEIRO 2011- Departamento Técnico Mexichem Bidim Ltda.

RESUMO

O presente trabalho relata a implementação do Geotêxtil Bidim RT-10 como parte substancial do sistema misto de drenagem do estádio regional de Paranavaí. O estádio regional de Paranavaí localiza-se no município de Paranavaí, região noroeste do estado do Paraná, e a finalidade básica da obra foi a criação de uma área de esporte destinada a prática do futebol, com as dimensões requeridas para a categoria profissional, bem como um novo centro de eventos para a comunidade local.

O PROBLEMA

Implementar um sistema de drenagem eficiente que supra todas as necessidades prevista na obra.

A SOLUÇÃO

Implementação do Geotêxtil Bidim RT-10 como parte do sistema de drenagem da obra.

DADOS DA OBRA

  • DATA DE EXECUÇÃO: Novembro de 1991.
  • LOCALIZAÇÃO: Município de Paranavaí
  • CLIENTE: Prefeitura Município de Paranavaí/Serpavi  Serviço de Pavimentação de Paranavaí
  • TIPO DE OBRA: Área Esportiva
  • FUNÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM:  Filtro no sistema misto de drenagem
  • QUANTIDADE UTILIZADA: Aproximadamente .700 m² Geotêxtil Bidim RT-10

Esquemas Gráficos

  • Disposição do sistema de drenagem subsuperficial (Figura 1).
2- Trincheira Drenante – L = ,0 m – i = 1,5% 3- Trincheira Drenante – L = 24,0 m – i = 1,5% 4 – Rede de galerias de águas pluviais 5 – Canalização subterrânea6 – Túnel de acesso ao gramado – Caixa coletora PL – Poço de ligação Sem Escala PV – Poço de Visita

Figura 01 Localização distributiva das trincheiras drenante e rede de galerias de águas pluviais.

Detalhe de drenagem profunda (Figura 2).

1 – Paredes do túnel de acesso ao gramado 2 – Geotêxtil Bidim 3 – Material Drenante (Brita) 4 – Tubo PVC perfurado sem escala Figura 02 Seção tipo referente às trincheiras drenante instaladas nos túneis de acesso ao gramado.

Detalhe de Drenagem Subsuperficial (Figura 3).

1 – Vegetação (grama) 4 – Material drenante (brita) 2 – Solo vegetal 5 – Pedrisco 3 – Geotêxtil Bidim 6 – Tubo PVC perfurado Figura 03 seção tipo referente às trincheiras e colchão drenante.

UTILIZAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM

O geotêxtil Bidim constava no projeto e foi especificado pelo Eng. Edilberto Cunha, da Emopol Engenharia e Empreendimentos Ltda, empresa esta, responsável pelo projeto e consultoria da obra.

A escolha pelo geotêxtil Bidim foi devido à necessidade de existir um elemento filtrante que realmente evitasse a colmatação do meio drenante.

FUNÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM NA OBRA

A principal função do geotêxtil Bidim na obra é separar o solo do meio drenante, atuando como filtro, evitando o carreamento de finos do solo para o interior das trincheiras e colchão, garantindo o escoamento das águas e impedindo a colmatação do sistema.

ESPECIFICAÇÃO DO GEOTÊXTIL

Conforme as recomendações de escolhas descritas no manual técnico, “Geotêxtil Bidim  Drenagem de áreas verdes, de esporte e de lazer”, optou-se pela utilização do tipo RT-10 devido a obra apresentar condições de pequena solicitação mecânica.

INSTALAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM

Descrição das fases de execução da obra, observando-se que a área gramada foi executada em duas etapas (duas metades) para conciliar com a construção da arquibancada coberta.

1ª Fase

Regularização e nivelamento da área destinada à implantação do sistema de drenagem

2ª Fase

Locação  eixos das trincheiras drenantes na disposição tipo “Espinhas de peixe”, conforme o projeto.

3ª Fase

Abertura e nivelamento das valas respeitando a declividade de 1,5% e largura da base variando de 0,30 e 0,50 m, com as mesmas finalizando nos poços de visitas da rede de galerias.

4ª Fase

Instalação e ancoragem do geotêxtil Bidim nas valas.

5ª Fase

Colocação do material drenante (brita 2) até o topo das valas com tubo de PVC (Ø 15 mm) na base.

6ª Fase

Envelopamento das trincheiras com recobrimento mínimo de 0,30 m e proteção da parte superior das mesmas com pedrisco. Esta proteção da parte superior das mesmas com pedrisco. Esta proteção objetiva evitar a poluição do dreno até a execução do colchão.

7ª Fase

Retirada da proteção das trincheiras e rebatimento das bordas do geotêxtil Bidim para o recebimento do colchão de brita.

8ª Fase

Instalação de uma camada de pedrisco entre as trincheiras e aplicação do colchão drenante (brita nº 2) respeitando a espessura de 0,20 m.

9ª Fase

Instalação do geotêxtil Bidim sobre todo o colchão drenante, com sobreposição mínima de 0,20 m.

10ª Fase Implantação da área gramada.

VANTAGEM NA UTILIZAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM

O geotêxtil Bidim quando aplicado como filtro evita o desenvolvimento das camadas de transição granulométricas e trata-se de um material de fácil aplicação, o que favorece a obra na diminuição do custo da mão de obra e tempo de execução.

RESULTADOS OBTIDOS

Avaliadas diversas precipitações pluviométricas que incidiram sobre a área gramada, observou-se o rápido escoamento das águas superficiais, demonstrando o excelente desempenho do sistema de drenagem.

As referidas informações foram fornecidas pelo Serpavi  Serviço de Pavimentação de Paranavaí.

DOCUMENTAÇÃO FOTOGRÁFICA

Vista geral da área destinada a implantação do sistema de drenagem.
Detalhe da junção de uma trincheira drenante em um poço de visita da rede de galerias. Verifica-se a proteção na parte superior do dreno.
Vista superior da implantação da primeira etapa do sistema.
Detalhe do sistema destacando-se o pedrisco (colocação entre as linhas de trincheiras), o colchão drenante, o geotêxtil Bidim e a camada de solo vegetal.
Vista geral da área gramada em fase de desenvolvimento, verifica-se a implantação do sistema de irrigação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.