IMPERMEABILIZAÇÃO DE COBERTURAS COM TELHAS DE FIBROCIMENTO OU CERÂMICAS

SISTEMA ADOTADO

Membrana elástica moldada no local, aplicada na forma de membrana impermeável, moldada no local em camadas sucessivas até se atingir o consumo especificado, e estruturada com Véu de Poliéster VP-05, formando membrana contínua e aderida à base.

INDICAÇÕES

Aplicação para os procedimentos de impermeabilização em coberturas (Telhados) de Fibrocimento ou cerâmicos, novos ou antigos, recuperação de estanqueidade, redução da temperatura do ambiente interno ou renovação estética, aplicação simples na forma de pintura, sobre o substrato, adequadamente preparado e totalmente seco.

PREPARAÇÃO DA SUPERFÍCIE PARA E APLICAÇÃO DA MEMBRANA IMPERMEÁVEL

A superfície da cobertura, seja de fibrocimento ou cerâmica, deverá estar limpa, totalmente seca e isenta de partículas soltas e material pulverulento que impeçam a aderência, deve previamente lavada com jato d’água sob pressão com hidro lavadora leque aberto com 30° aproximadamente, removendo microrganismos, e incrustações.

Telhas soltas, devem ser reposicionadas e novamente fixadas, telhas quebradas, devem ser reparadas na situação de serem de fibrocimento ou substituídas se forem telhas cerâmicas.

Engastes e cumeeiras, também devem ser revisados antes da aplicação do sistema, bem como as calhas, dutos e saídas dos coletores de água, que devem estar desobstruídos e sem apresentarem entupimentos.

Rever também, no caso de telhas de fibrocimento, as vedações plásticas ou de borracha, dos elementos fixadores (Parafusos, arruelas etc.) e se estiverem ressecados ou danificados, substituir ou então refazer os mesmos com selante a base de poliuretano ou selante híbrido MS.

APLICAÇÃO

Com a superfície totalmente seca, aplicar a primeira demão do impermeabilizante, diluído com 20 % de água limpa, esta demão diluída, terá como função, a imprimação, preferencialmente aplicar a primeira demão, com ferramentas de cerdas, tipo trincha ou broxa e com ferramentas de cerdas, para melhor penetração no substrato e aguardar a completa secagem, em torno de 06 horas.

Iniciar a aplicação da segunda demão, partindo-se da menor cota, para a mais alta, até se atingir o consumo especificado.

Aplicar a segunda demão da membrana impermeabilizante pura, sem diluição e imediatamente estruturar com Véu de Poliéster VP-05, e na sequência, aplicar a terceira demão, ou seja, a 2ª e 3ª demãos, são aplicadas simultaneamente, fazendo-se os contornos das telhas onde está sendo aplicado o sistema.

Repetir estas operações até atingir a cumeeira da edificação, ou arremate vertical.

Aplicar a 4ª demão da membrana pura, aguardando o intervalo de secagem, que pode variar de acordo com a U.R.A (Umidade Relativa do Ar).

Fazer os arremates de cumeeira, adotando-se os mesmos procedimentos, materiais e consumos.

Produtos recomendados para este procedimento e consumos:

1) Selante a base de Poliuretano para caletação de trincas e fissuras: Soudaflex 40 FC ou Selante Híbrido MS: Soudaseal lm 215.

2) Membrana Impermeabilização a flexível base de resinas elastoméricas refletivo (Branco ou Cinza Platina): FLEXOTOM PUD Consumo mínimo: 1,4 Kg/m² podendo chegar até 2,8Kg/m² dependendo do estado e dimensão do telhado.

3) Véu estruturante de Poliéster: Véu de Poliéster VP-05.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.